segunda-feira, 29 de abril de 2013

Roma -segundo dia-Vaticano

  Vou começar esse post explicando que nem eu e nem o Rubens somos católicos, por isso podemos ser menos entusiasmados com algumas coisas relativas  fé do  que uma pessoa religiosa. Fomos ao  Vaticano no dia 13 de Março de 2013, por vontade de conhecer o acervo dos museus e a Basílica de São Pedro. Como reservamos o ingresso na internet meses antes de viajar compramos ingresso que dava direito a visitar a Capela Sistina e nessa época Bento XVI era o papa. O fato é que Bento renunciou e recebemos um e-mail do Vaticano explicando que a Capela Sistina ficaria fechada devido ao conclave para eleger o novo papa. Por uma vontade do destino estávamos lá, no Vaticano quando o Papa Francisco foi escolhido e, por menos católicos que fossemos, foi emocionante fazer parte de um momento histórico na hora e no local que ele ocorre.

  Li muitas resenhas e ouvi vários relatos sobre as filas enormes dos museus do Vaticano e sua lotação. Por isso, acordamos bem cedo e fomos pra lá, nosso hotel ficava a uns 5 minutos a pé. Chegando lá, não havia fila, nenhuma fila, zero, nada! Entramos e começamos a nos perder por corredores e mais corredores de arte. Arte do Egito, arte do Império Romano, arte Etrusca, arte sacra, arte renascentista, arte moderna. O Vaticano é uma overdose de beleza e cultura.



]








*Fotos: Obras de arte museus do Vaticano.

Porém, ao meu ver, existe também coisas ruins: foi um choque ao ver que as estátua romana de nus masculinos tiveram folhas de parreira colocadas sobre as parte íntimas, para mim isso é vandalismo.  Além disso é um pouco estranho saber que Jesus pregava humildade e desapego e os papas colecionavam obras de arte. Essas são percepções bem pessoais e pode ser que pra você isso seja totalmente irrelevante.

*Fotos: Estátuas romanas censuradas; corredor do Vaticano; Papa móvel no qual o Papa João Paulo Segundo foi baleado..

Após os museus (cerca de 6 horas de passeio) fomos a Basílica de São Pedro. A Basílica não cobra ingresso, mas para entrar na Piazza de San Pietro passa-se por uma revista com detector de metal. A Piazza é linda, e deixa ver a grandiosidade do Estado do Vaticano. Entrando na Basílica é que se tem a noção do qual enorme ela é, a estrutura de bronze ao centro, é imensa. Vários papas foram enterrados lá e suas lápides são obras de arte.

*Fotos: Praça de São Pedro; Basílica; Pietá de Michelângelo. 

 Uma idéia bem interessante que tivemos foi mandar cartões postais lá de dentro da Piazza San Pietro, assim nossa família recebeu postais diretamente do Vaticano ainda sem papa eleito (sede  vacante). Poucas horas depois a fumaça negra saiu da chaminé e o Papa Francisco foi eleito. Nesse momento já estávamos jantando e corremos de volta para lá. Uma multidão tomou a praça e
 foi uma emoção muito contagiante.

*Fotos: Multidão nas ruas para ver o Papa Francisco.
  
 Gastos do dia(euros):

 Ingresso do Vaticano-20,00 por pessoa
Almoço-8,50 por pessoa
2 Postais enviados-4,00
Souvenirs-21,50
Jantar para 2 pessoas (2 pratos de massa e refri)-13,20
Supermercado(água e biscoitos)- 3,80

Total do dia-71,00 euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: