sábado, 27 de abril de 2013

Herculano

  Quando fizemos nosso roteiro de viagem planejamos uma ida à ilha de Capri. Porém, o dia amanheceu nublado e um tempo chuvoso não seria bom para um passeio de barco. Além disso, tínhamos ficado muito impressionados com a ida a Pompeia e em vários blogs haviam descrições de que Herculano era ainda mais legal e mais bem preservada.Sendo assim, optamos pela ida a Herculano.


*Foto: Estátua de Mêmio, homem mais rico de Herculano. 
O deslocamento Positano/Herculano é igual ao de Pompeia, ônibus e trem. No entanto, a escavação fica cerca de um km distante da estação de trem Ercolano Scavi, quase na beira do mar. Herculano é menos badalada que Pompeia e o próprio sítio da escavação é menor e mais úmido.

  A conservação das casas é realmente melhor que em Pompeia, em certas ruas é possível ver casas com o segundo piso em perfeito estado. Só que Pompeia é cosmopolita e Herculano é uma vila. Minha indicação é de que o passeio só vale para quem tem grande interesse por história ou bastante tempo livre. Se você tem pouco tempo, dispense, vá só a Pompeia.O passeio nas ruínas dura três ou quatro horas.


  *Fotos: Ruínas de Herculano.

  Continuamos o passeio no Museu Nacional de Nápoles que é maravilhoso! Dos museus que conhecemos foi um dos mais impressionantes (link para o site do museu: http://cir.campania.beniculturali.it/museoarcheologiconazionale/). Coloque esse museu no seu roteiro de viagem, é uma experiência única. Entre as obras expostas estão estátuas e bustos dos principais imperadores de Roma, uma ala egípcia, milhares de itens retirados das escavações nas cidades no entorno do Vesúvio, uma arquitetura linda e uma ala de arte erótica também retirada dos sítios arqueológicos. Para os desavisados, a ala de arte erótica pode ser um pouco forte. Mas lembre-se que a conotação das estátuas e quadros era de adoração à fertilidade e não vulgaridade.

  

 


























*Fotos: acervo museu de Napoles.

Gastos totais do dia(euro):

Ônibus:-3,60 por pessoa
Trem-3,20 por pessoa
Almoço em Herculano para 2 pessoas (pizza e refri)-8,00
Ingresso Ercolano Scavi-10,80 por pessoa
Ingresso Museu de Nápoles-8,00 por pessoa
Souvenirs-31,00

Total-64,60 euros


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: