sábado, 27 de abril de 2013

Pompeia

  Umas das coisas que eu mais sonhava no meu roteiro de viagem era a ida à cidade de Pompeia. Acho que todo mundo, em algum momento da vida estudantil, deve ter ouvido falar na cidade  que sofreu com a erupção do vulcão Vesúvio e permaneceu soterrada por cinzas até ser redescoberta tal qual era nos meados das primeiras décadas depois de Cristo. Acontece que eu e o Rubens somos apaixonados por História, e já havíamos lido muitos livros,visto documentários e até filme sobre essa cidade. Mas nada nos preparou para o que é conhecer Pompeia! A cidade é enorme e inacreditável. E eu diria que não pode faltar em qualquer roteiro na Itália.

 *Foto: Brincando de deusa em Pompeia.

  Ir de Positano a Pompéia é relativamente fácil, pega-se o ônibus até Sorrento e de lá o trem até Pompeia. Se você está em Roma irá até Nápoles e de lá para Pompéia. O segredo é que a estação para descer é a Pompeii Scavi. As escavações ficam exatamente na frente da estação de trem e comprar o ingresso (lembrando que estamos falando de março, que é baixa estação) foi bem tranquilo, mas é importante chegar bem cedo. Optamos por alugar um audio guia, mas eu realmente não recomendo. O audio guia tinha musiquinha e explicações demoradas e a escavação é gigante. Existe a opção de contratar um guia local ou entrar em um grupo guiado, eu também não recomendo, achei que a visita fica sem liberdade e bastante corrida (eu não gosto de excursão), mas esse ponto de vista é bem pessoal. Se você não faz questão de andar por tudo livremente e quer alguém que lhe guie aos pontos mais importantes pode ser uma boa.

  Não esqueça de pegar o mapa na entrada do parque, no guichê turistico, ele é fundamental se você vai por sua conta. E é nesse momento que você fará uso de uma marca texto ou lápis que levou na sua mochila de mão. Pompeia é imensa e ter como marcar as ruas que você já passou no mapa irá facilitar muito. Outro item muito importante de se levar para esse passeio é a garrafa de água, você irá caminhar muito.


*Foto: Ruas da escavação com Vesúvio ao fundo.

 Os pontos que não dá para deixar de ver são: as termas, a casa do fauno, o anfiteatro, o lupanário, o mercado e a vila dos mistérios. Nossa visita durou cerca de oito horas. E aí você me diz: "Nossa, oito horas?" Os blogs costumam indicar quatro horas! Sim, foram oito horas de caminhada rápida. Vimos todas as ruas que estavam abertas na escavação e fizemos um almoço bem rápido apenas.

*Foto: Pose na casa do Fauno. 

Esse passeio é indicado para todas as idades. Leve seus filhos, leve seus avôs, vá! Se você não pode caminhar tanto, vá só nos itens principais, mas vá. Os corpos carbonizados são sinistros? Olha, um pouco, mas nada que não se possa relevar, afinal, já faz quase dois mil anos.




*Foto: Pinturas na parede e mosaico no chão na vila dos mistérios.

Gastos em Pompéia (euros):

Ônibus-3,60 por pessoa.
Trem-3,20 por pessoa
Ingresso-10,40 por pessoa
Souvenirs (livros, postais, imã de geladeira, fauno de cobre)- 32,00
Lanche (paninis e refris para duas pessoas)- 12,90
Ônibus volta-3 60 por pessoa.

Total-65,70 euros








*Fotos: ruínas de Pompeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: