sexta-feira, 26 de abril de 2013

De trem pela Itália.



  Viajar de trem pela Europa é uma belezinha, existem muitas opções e o preço é bem justo. Os vagões costumam ser muito confortáveis  e o serviço é pontual. O ponto negativo é que você terá que ir até estação, comprar o bilhete, achar sua plataforma e, em alguns casos, trocar de trem. Não se estresse muito comprando tickets pela internet, várias companhias não tem um site com bom funcionamento fora da Europa. Minha dica é pequisar o preço antes e, principalmente se o valor sofre alterações (algumas tarifas são meio fixas). Como muitas pessoas com quem conversam e que estão pensando em viajar perguntam sobre como são os trens, o que pode levar, a frequência e tudo mais, resolvi escrever sobre isso.

O que utilizamos? Trem Nápoles-Sorrento, Sorrento-Pompéia/Herculano, Nápoles-Roma, Roma-Florença, Florença-Veneza. Trem Lisboa-Sintra. Trem Londres-Edenbridge. Trem Londres- Liverpool. Trem Liverpool-Edimburgo. Trem Edimbugo-Glassgow. Trem Edimburgo-Londres. Trem Madri-Toledo (AVE). Trem Madri-Cercanías. Trem Milão-Como. Trem Milão-Bergamo.

 Como compramos o ticket? Depende, compramos alguns bilhete em um guichê normal, com atendente orientando (o que siginifica fila e espera, mas dá mais segurança). Na  maioria das vezes  compramos na máquina de bilhete express. Essa máquina nada mais é que um computador onde você escolhe o idioma que quer ler as informações na tela(opções não costumam incluir português, optamos por espanhol) e escreve o nome da cidade de destino. Você também escolhe a classe que deseja comprar e a forma de pagamento(aceita cartões). O bilhete sai impresso na hora, nele pode constar o vagão e número da poltrona ou não, depende do destino. Para saber a plataforma de embarque é preciso ficar atento aos displays eletrônicos que anunciam as partidas. No geral as plataformas apareciam no display cerca de 10 minutos antes da hora de partir, o que pode gerar uma certa correria no caso de estações grandes, como a Termini de Roma. Antes de embarcar, alguns países como a Itália exige que você autentique o bilhete em pequenas máquinas na plataforma, é importante, e dentro dos vagões durante a viagem um fiscal irá conferir.


Quando comprar a passagem? Depende, na maioria dos lugares você pode comprar alguns minutos antes do embarque(30 minutos é ideal) na própria estação de trem, o preço não costuma variar e você não precisará se preocupar em cumprir um horario rigído. Em alguns lugares o preço aumenta nos horários de maior procura e conforme a antecedência da compra, por isso pesquise antes. Para viagens muito concorridas como Veneza-Milão, Madri-Toledo, recomendo comprar com pelo menos um dia de antecedência.

 Dá para levar bagagem? Sim, os trens contam com prateleiras no corredor onde você pode guardar as malas tranquilamente. É bastante seguro, acho que a possibilidade de roubo é quase nula. Se você estiver com medo e quiser levar a mala consigo vai ficar muito apertado. Ainda que mais espaçosos que os acentos dos aviões fica bem ruim de levar malas grande junto.

Dicas importantes:
*Conheça a estação correta que você deve desembarcar, algumas cidades contam com mais de uma estação.

*Atenção na hora de conferir a plataforma de embarque, você pode ter comprado um bilhete de Veneza para Firenze, por exemplo, mas esse trem continuar viagem até Roma. Então no letreiro vai estar Veneza-Roma. e não vai constar as várias paradas que ele faz, o melhor é conferir pelo número do trem que está no bilhete. Assim não tem erro.

*Atenção 2:  os trens do sul da Itália (abaixo de Nápoles) são muito feios por fora, não se assuste, eles funcionam bem.

*Fotos trens Nápoles-Sorrento.

Abraços


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: