domingo, 7 de abril de 2013

Passeios, cartões passes e tickets pela internet.

Se você já escolheu as cidades que fazem parte do seu roteiro e reservou hotel, agora chegou à hora de se jogar nos blogs de viagem, guias, livros, sites, etc. Decidir o que fazer em uma cidade como Roma, que tem tantas atrações, pode ser uma tarefa árdua. E não basta apenas escolher o que se deseja fazer, é preciso considerar localização, preço, possibilidade de ter filas, tempo que levará, dia em que está fechada, exigência de pré-reserva.
  Mas aí vão as dicas para o planejamento:

-Guia da cidade: É possível encontrar vários guias que elencam as atrações disponíveis em uma cidade ou país. Eu indico o Roma 10+ da folha, que é um guia bem completo e dá uma idéia do que você não pode perder.(http://guiaturismo.folha.com.br/roma.html)

-Blogs: procure vários relatos de outras pessoas que foram na cidade que você pretende visitar. Claro que irão aparecer opiniões bem diferentes, mas já dá para ter uma noção do que encontrará quando chegar lá. Para mim essa foi uma ótima opção, mais divertida e humana que os livros guias de viagem. O que eu não recomendo é que você dê muita atenção aos tempos indicados por alguns blogs, isso dependerá muito do seu interesse pelo passeio. Eu levei cerca de 8 horas em Pompéia, e o tempo descrito por alguns blogs seriam 4 horas. Digo o mesmo para visita ao Coliseu e Palatino, levamos umas 6 horas nesse passeio e tinham me indicado que levaria 3 horas. Recomendo o blog: http://toindoparaaitalia.blogspot.com.br/

-Romapass: Se você vai passar pelo menos dois dias em Roma o Romapass vale a pena. Ele dá direito a transporte grátis e a dois ingressos em atrações que você escolhe e desconto nas demais, dentro do prazo de três dias. Vale muito a pena! Como nossa viagem foi em março não pegamos fila em quase nenhum lugar, mas muitas pessoas que foram nos meses de junho e julho o recomendam como uma maneira de evitar filas. De qualquer maneira, representou uma grande economia. Para comprá-lo basta acessar o site: http://www.romapass.it/ . Você deverá escolher um ponto para retirá-lo em Roma, eu optei pela estação Termini (só não esqueça de portar o voucher de reserva).

-Vaticano: fiz a pré-reserva pelo site. Funciona, desde que você não esqueça de levar o voucher com a confirmação da reserva. O pagamento é feito na bilheteria quando forem retirados os ingressos. Site:http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/do?weblang=en&do

-Galeria Borghesi: Essa galeria fica em Roma e o Romapass dá direito a entrada livre, porém  mesmo com o romapass é preciso realizar uma reserva por telefone antes. Tentamos muito essa reserva e foi impossível, mesmo para os atendentes do hotel que falavam italiano. Recomendo comprar o ingresso pelo site e já fazer a pré-reserva por lá mesmo (com o romapass não se pode reservar pela internet).

-Galeria Degli Ufizzi e Galeria Dell´accademia: Ambas são galerias de arte localizadas em Firenze, e são incríveis. O problema é que para entrar existe uma fila igualmente incrível, esperamos cerca de 2 horas para entrar. Nós não havíamos feito reservas, mas conforme a época do ano as filas podem chegar a 5 horas, então recomendo cogitar a possibilidade de reservar.

-Passeio de Gôndola em Veneza: Esse passeio é demais! Não reservei pela internet nem nada e consegui por 60 euros um passeio de 35min. Veneza conta com 450 gondoleiros e o preço padrão para 40 minutos de passeio é 80 euros, mas a gôndola pode levar até seis pessoas pelo mesmo preço. E andando pelos canais menos centrais é possível pedir um descontinho.

*Furadas: Vi alguns sites pela internet que oferecem passeios e entradas guiadas por fortunas. Pense bem e pesquise os preços antes de comprar nos sites não oficiais. Outra coisa que acho que não vale a pena é o Firenzepass, dá direito a 50 museus em 3 dias, mas isso é humanamente impossível, e custa 50 euros por pessoa. Firenze é uma cidade muito pequena, não vale a pena na questão transporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: