segunda-feira, 29 de abril de 2013

Roma-primeiro dia

  Escrever sobre Roma é um desafio, essa cidade vivenciou boa parte dos fatos mais importantes de nossa história. Esse longo passado está impresso na cidade: as ruinas do império romano, as muralhas medievais, as igrejas milenares, o vaticano, as fontes, as ruas por onde mussolini desfilou, e mais tantas outras coisas. O que mais me impressionou na cidade foi seu charme, eu sabia que era uma metrópole e esperava algo um tanto caótico, com grandes prédios e fumaça e megaconstruções. Mas encontrei uma Roma cortada por um belo rio Tibre, cheia de ruelas, cheia de prédios antigos, linda!


¨Foto: Roma, rio Tibre

 E aí você pode estar pensando: mas e a modernidade? Nesses prédios antigos existe todo conforto de qualquer hotel ou casa moderna. As ruelas são congestionadas de carros, principalmente os mini, e motocicletas, o trânsito é confuso. Mas ainda sim Roma é diferente. Claro, que estou dando o meu olhar, de quem ficou apenas 7 dias e visitou a parte mais turística.




*Foto: Muros medievais.

Chegamos em Roma e a primeira coisa que vimos foram os aquedutos construídos pelo império e que ainda estão lá, imponentes. Nossa chegada foi de trem vindo de Nápoles e descemos na estação Termini, que é gigante. A primeira coisa que havíamos planejado fazer era buscar o Romapass, que foi comprado aqui no Brasil e programada a retirada para esta data. Tudo certo, fomos ao nosso hotel, o Relais Dei Papi (http://www.hotelrelaisdeipapi.com/en/) que tem uma localização fabulosa, a poucas quadras do vaticano e tem um excelente custo beneficio. 

  No hotel recebemos o mapa de Roma e uma explicação da distância das atrações principais em relação ao hotel, Foi muito bom. Saímos para andar por Roma buscando a Piazza Del Popolo, destino bem próximo ao hotel. E foi ali que vimos o primeiro dos muitos obeliscos egipsios que estão em Roma. Seguindo a caminhada passamos pela Via Del Corso uma rua cheia de lojas com muitas marcas famosas e outras bem baratas. Chegamos então a placa que indicava a Fontana DiTrevi e foi caminhando cerca de uma quadra que "caímos" na Fontana, LINDA, LINDA, LINDA!!! É realmente espetacular! Nada que eu possa escrever define a emoção de estar lá. Muitas fotos depois, decidimos rumar para a Piazza Navonna que também era perto (tudo no centro histórico é bem perto, mas ainda não sabíamos).


*Foto: Piazza Del Popolo.

No caminho encontramos o Templo de Adriano, dele só ficaram ruínas e hoje é um prédio público, mas é bem legal. E encontramos também o Panteão, que era um templo romano e depois foi transformado em igreja. É um lugar impressionante e lá estão enterrados vários nomes importantes, entre eles o artista Rafael Sanzio. Seguindo a jornada chegamos na Piazza Navona e já era noite, o que foi bem legal já que tem vários restaurantes iluminados no entorno. Jantamos por ali, em um ótimo restaurante que oferecia um menu turístico, ou seja, uma combinação de entrada+salada+prato principal+bebida, estava ótimo e contava com engraçado garçom no estilo "italianlover" que tentava conquistar uma moça solteira na mesa ao lado. Confesso que estar a noite num lugar distante do hotel nos deixou apreensivos, não estávamos certos se era seguro voltar caminhando a noite.Porém, o garçom nos garantio que era perfeitamente seguro, e lá fomos nós até a ponte que atravessava o Tibre. A caminhada foi segura, as ruas estavam cheias e bem iluminadas, e ainda de quebra vimos o Vaticano e o Palácio de São Jorge a noite.










*Fotos: Templo de Adriano, Panteão,Fontana DiTrevi, Piazza Navona e Vaticano iluminado.

Hora de dormir, porque no dia seguinte iríamos visitar o Vaticano ( e conhecer o novo Papa bem no dia que o conclave decidiu).

Gastos do dia (euros):

Trem Nápoles/Roma- 23,00 por pessoa
Lanches para 2 pessoas(paninis e refri)-9,90
Metrô-1,50 por pessoa
Jantar menu turístico-13,00 por pessoa.

Total-47,40 euros


Atenção que todos os locais que visitamos eram grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: