sábado, 6 de abril de 2013

Preparando-se para a viagem

 Depois de decidir o destino e planejar um roteiro, chega a hora de começar a preparação para a viagem. E essa é uma parte super legal, começar a vivenciar suas férias sem ter entrado no avião. Os itens a serem considerados são vários: passaporte e documentação, itens que não podem faltar na bagagem, passeios para planejar, ingressos a serem comprados, cartões de passe antecipado, guias de viagem e mapa,etc.

 Vamos iniciar avaliando a documentação necessária:

1-Passaporte: Ter um passaporte com pelo menos 6 meses de validade é exigência para se viajar para Itália. Providenciar um passaporte é bem fácil, acessando a página da policia federal  e preenchendo o formulário é possível agendar um dia e horário para fazer o passaporte, também é emitido o boleto para pagamento da taxa de confecção do passaporte. Depois de comparecer a policia na data agendada, basta aguardar alguns dias seu passaporte estará pronto. Site da policia federal:  http://www.dpf.gov.br/simba/passaporte/requerer-passaporte/requerer-passaporte

2- Seguro de viagem internacional: essa também é uma exigência para ir para Itália. Nós adquirimos esse seguro na agência de viagem stb. Mas pode ser feito em vários lugares. Existe um valor mínimo de apólice que dá direito a uma cobertura bastante abrangente de saúde, também existe a opção de coberturas mais extensas por valores maiores. Optamos pela cobertura básica pois ela atendia plenamente nossa expectativa. Uma dica interessante que recebi de um amigo foi que o cartão de crédito VISA PLATINUM dá direito ao seguro de viagem grátis se as passagens forem compradas com esse cartão.Vale consultar se outros cartões também não fornecem esse mesmo benefício.

3-Reserva do primeiro hotel: no controle de migração pode vir a ser exigido o comprovante de reserva do primeiro hotel que se vai ficar hospedado. Este requisito é bastante simples de ser atendido, se você reservar os hotéis em agência de viagem serão fornecidos todos os comprovantes de reservas, e mesmo se a reserva for feita em sites como o booking.com a reserva será enviada por e-mail.

4-Meios de subsistência: outra demanda que poderá ser solicitado no controle de imigração é comprovação de meios de subsistência. Os valores variam conforme a duração da viagem, mas para dar uma idéia, numa viagem de 1 a 5 dias são exigidos 269 euros por pessoa como quota fixa. Já numa viagem de 11 a 20 dias exigi-se a quota fixa + 51 euros por pessoa. Essa disponibilidade financeira pode ser comprovada a mediante a apresentação de dinheiro em espécie, fianças bancárias, apólices fidejussórias, equivalentes títulos de crédito (cartões de crédito internacionais), de títulos de serviços pré-pagos ou de documentos comprobatórios da disponibilidade na Itália de fontes de renda.

5-Permissão internacional para dirigir(PID): A PID só é exigida caso você queira alugar um carro ou dirigir no exterior. Como ela tem a mesma validade da sua CNH brasileira, acho que é bem interessante tirar esta permissão. Para emitir a PID é só ir a um CFC que preste esse serviço portando sua CNH e com um documento comprovante de residência. A taxa gira em torno de 40 reais e ficará pronta em 5 dias úteis.

*OBS: A Itália não exige visto para permanência de até 90 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: