quarta-feira, 3 de abril de 2013

Pra onde ir?



  A pergunta inicial pra quem deseja viajar: qual destino? A resposta certa para essa pergunta deve conter dois fatores: Sonho e oportunidade! É simples assim, qual seu destino dos sonhos? Você sempre quis ver o Coliseu de perto? Você ama documentários de safari na África? Você quer mesmo é um bom descanso na beira do mar? Você quer ver neve? Você odeia frio?
   Quanta coisa para pensar, não? Mas daí vem o segundo item, a oportunidade. Londres está nos sonhos de muita gente, mas se a cotação da libra estiver nas alturas é hora de optar por outro destino. Quer ir para Rússia e está rolando uma tensão com  união européia, melhor adiar, nao acha? A oportunidade é aquela promoção de passagem barata, na data ideal das suas férias, com um clima bom, longe da data de maior movimento dos turistas e com os valores de câmbio num bom momento. Fui para suíça, um local carísssimo, já que a oportunidade estava ali:  consegui passagem romocional, peguei um mês com o clima bom e fora da alta temporada, tinha saúde, tempo e dinheiro para fazer os passeios.
  Não se sinta obrigado a ir em um lugar só porque todo mundo vai, leve em conta as suas expectativas pessoais. Uma pessoa que odeia história, museus e ruínas, pode não gostar de Roma, por exemplo. Já se você ama museus, fique a vontade para fazer um roteiro 100% cidades velhas e não passar um dia num shopping ou na praia, a viagem é sua!
  Se o desejo é viajar com crianças pequenas, ou pessoas idosas, o roteiro deve excluir certos locais com muitas caminhadas e escadas. Eu indico para viajar com crianças Lisboa, Londres, Paris, já que são cidades com bastante opções de parques, museus, oceanário. Para idosos, creio que cidades com muitas escadas como Positano, devem ser evitadas.
  Meu conselho é que você pesquise bastante sobre o local e os passeios disponíveis. Para quem está com o orçamento apertado eu indico a Espanha e Portugal. A Itália é barato no sul e cara no norte, avalie. Se você está pensando num destino barato e mais ousado, o leste europeu pode ser uma boa opção (Croácia, Republica Tcheca, Estônia, Romênia, Hungria, etc). Se dinheiro está tranquilo minha sugestão é Paris, Londres.Se dinheiro não é problema mesmo, Noruega, Dinamarca, Suíça
.
 * Fique Ligado: Alguns roteiros não são bons em certas épocas do ano, na Grécia o serviço de ferryboat que liga as ilhas não fica disponível de outubro a abril. Viajar no feriado de natal e ano-novo, significa muitos turistas, muitas atrações fechadas devido ao feriado e muito frio. 

Abraços

*Fonte das imagens: google

Um comentário:

  1. Ressalto que a escolha do(s) destino(s) é algo que deve ser bem estudado. Sugiro um roteiro de cidades próximas caso o prazo da viagem ao exterior seja curto. Procurem sempre otimizar o tempo de permanência no local a fim de aproveitar melhor tudo o que a cidade oferece e dispender o menor tempo possível entre percursos entre um destino e outro. A idéia é conhecer o local e não o trajeto. A viagem até a Europa já demora no mínimo 18 horas, se ficar somando muitas horas de trem ainda vais conhecer mais sobre o interior dos trens e dos boeings do que do objetivo almejado.
    Durante o planejamento informe-se sobre o sistema de transporte entre localidades, horários, frequência das saídas, conexões (trem-metrô-ônibus). Uma viagem até Positano vale muito a pena, mas é um exercício linguístico e de paciência no troca-troca de transporte (Roma-Nápoles-Sorrento-Positano => avião ou trem até Nápolis, trem até Sorrento, ônibus até Positano).
    A impressão do gráfico de conexões abaixo foi muito útil:
    http://www.positano.com/en/how-to-get-here

    ResponderExcluir

Artigos Relacionados: