quarta-feira, 8 de maio de 2013

Roma-terceiro dia




  Não importa quanto tempo você passará em Roma, você não pode deixar de ir ao Coliseu! É uma obra impressionante, tem um valor histórico imenso e estar no Coliseu é super emocionante! Todos os adjetivos para descrever o que se refere ao Coliseu são de grandeza e isso já dá uma boa noção do significado de visitá-lo.

Para chegarmos ao Coliseu pegamos o metrô da estação Otaviano até a Termini e, mudando de linha, desembarcamos na estação Coliseu. O inacreditável disso é que ao sair da estação você dá de cara no Coliseu, assim, você pisa na calçada e no outro lado da faixa está ele, impávido. Nessa hora a sensação é de sonho realizado! Aquela figura no seu livro de história, os relatos, os filmes, os documentários, tudo que você sonhou está concreto na sua frente ( e nesse momento eu chorei, mesmo borrando minha maquiagem).

  Por dentro o Coliseu se revela mais ainda, conserva algumas escadas com o mármore original. É possível ver parte da rotina dos romanos que o frequentavam: jogos, desenhos de gladiadores, restos de alimentos. Ainda que em ruínas a sensação é de que há muita vida no Coliseu. Permita-se fechar os olhos e imaginar a multidão gritando, os gladiadores lutando, os cheiros, os sons.

  Deixando a poesia e falando na parte prática, entramos no Coliseu utilizando o Romapass e não havia fila, nem para comprar ingresso na hora (novamente lembro que viajamos em março, baixa temporada). O passeio durou cerca de 2 horas e 30 min. e o ticket simples possibilita visitar 2 andares. Para os andares mais elevados e a parte subterrânea o acesso é permitido apenas para algumas excursões.

  A boa notícia é que o ingresso do Coliseu também vale para o monte Palatino, mesmo ingresso. Antes disso, não deixe de chegar pertinho do Arco de Constantino que fica ao lado do Coliseu e é lindo! Para chegar ao Palatino é só atravessar a rua. Lá estão ruínas e mais ruínas da Roma imperial: templos, casa das vestais, casa de Augusto, monumentos, túneis.Muito impressionante, para quem seguiu a dica de ver o seriado Roma antes da viagem, vai ter um gostinho especial. Esse passeio dura cerca de 4 horas.

  Ao sair não deixe de passar na via dos Imperadores e ver as ruínas do fórum de Augusto, César e Diocleciano, bem como, o mercado de Trajano. Seguindo caminhando dá para chegar ao monumento Vittorio Emanuele que é bem mais moderno, mas também bem bonito. Continuando a caminhada chegamos acidentalmente no teatro de Marcelo, que é bem legal. Andando pelas ruas próximas existe uma fonte com tartarugas de Bernini, super diferente. Mais alguma quadras e se chega numa praça com o templo de Hércules e logo em frente está a igreja onde fica a famosa Bocca della veritá.





















  Esses passeios ocupam um dia todo e vale a pena serem curtidos com calma. Nesses arredores também ficam o cárcere Mamertino, os museus Capitolinos, o Circo Máximo, as Termas de Caracala, mas recomendo que deixe para outro dia.

Gastos do dia(euros):

Ingressos- Roma pass
Passes de trem e ônibus- Romapass
Souvenirs-12,00
Lanche ( 2 paninos)- 6,50
Jantar (restaurante mais caro e comendo bisteca)- 45,50

 Total-64 euros



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: