quarta-feira, 22 de maio de 2013

Veneza-primeiro dia

  Para chegar a Veneza pegamos o trem de Florença bem cedo, para comprar o ticket foi o mesmo esquema da máquina automática da Trenitália que já contei nos outros posts. Ir para Veneza é caro desde o passe do trem, e a grande sacada é descer na estação certa, a Veneza Sta Lúcia, que é a que te deixa na ilha mesmo. De Florença a Veneza se viaja 2 horas e 30 minutos de trem, aproximadamente, e é possível ver as montanhas austríacas, com neve no topo. Veneza é LINDA! Chegamos com um dia muito ensolarado e ao sair da estação de trem já estamos direto na beira da água. Uma água muito verdinha que tinha cheiro de mar, não de esgoto como correm boatos. Já pensou como seria a vida se no lugar do asfalto as ruas tivessem água? Em Veneza é assim! Vem que eu te conto.

  O primeiro mico em Veneza foi que compramos o ingresso pro transporte coletivo, um ônibus barco, o embarque era exatamente em frente a estação de trem e foi fácil identificar a linha que devíamos comprar. O problema é que entramos na "parada de ônibus flutuante", um tipo de barco ancorado onde os barcos encostam para pegar os passageiros, e achamos que aquilo já era o transporte, sentamos e ficamos confortavelmente esperando que aquele barco fosse desamarrado. Só entendemos que aquele não era nosso barco, quando vimos um barco "bater" no nosso que estava ancorado. Era como um ponto de ônibus só que flutuante, ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh! Tudo entendido fomos para Piazza San Marco, um dos principais pontos turísticos de Veneza e localização do nosso hotel. O barco demora, faz várias paradas, mas tudo é novidade e parece bem mágico, então não é chato.

  Chegamos no nosso hotel Lux (http://www.hotellux.it/en/) e começamos a entender as criticas deixadas nos comentários dos hospedes, não havia elevador, subir 3 andares de escadas hiper apertadas  com malas não é legal. Além disso o quarto era franciscano, minúsculo e com uma aparência de muito velho. Com o passar dos dias posso dizer que a boa localização e o bom funcionamento do chuveiro, ar condicionado, café, serviço de quarto, tiraram um pouco da péssima impressão inicial, mas eu não indicaria.








  Nosso primeiro dia foi de passear por Veneza, a arquitetura é super antiga e linda, as ruas são pequenas e lotadas de lojinhas cheias de máscara venezianas legítimas e outras chinesas, cristais muraneses. Caminhar por Veneza significa subir e descer pontes, seguir por uma rua cuja saída é a beira d´agua. Mas não se engane com as fotos dos bucólicos passeios de gôndola e das ruelas que parecem paradas no tempo, Veneza é lotada, tem qualquer coisa de Disney para adultos, tudo ali é feito para o turistas. A cidade é linda, romântica, histórica, tem uma arquitetura maravilhosa, mas não tem moradores. Tudo foi ocupado por hotéis, lojas, restaurantes, gondoleiros. É uma sensação de que falta verdade, faltam os venezianos.


Quer saber como é passear de gôndola? E Burano, já ouviu falar dessa ilha? Quer conhecer uma masmorra de verdade? Tudo isso e mais coisas nos próximos posts.

Gastos do dia (euros):

Trem Florença/Veneza- 45,00
Passe de barco-7,00
Almoço(pedaços de pizza e refri)-11,00
Souvenirs-30,00
Jantar em restaurante típico oriental para 2 pessoas(cansados de comida italiana)-23,00
Chocolate para o lanche-3,00

Total- 119 euros





2 comentários:

  1. Olá Gabriela, procurando pela indexação do meu blog no google, encontrei o seu ... Li seus relatos sobre Roma, Firenze e Veneza e fizemos vários passeios parecidos ... É muito gostoso ler relatos e ver as fotos de pessoas que passaram pelos mesmos lugares em datas tão próximas. Pelo que entendi vcs foram em março, certo? Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Liz, que legal que você comentou, é bom saber que os relatos estão de acordo com a impressão dos demais viajantes. E sim, nossa viagem foi em março de 2013, um pouco frio, mas ok.

    ResponderExcluir

Artigos Relacionados: