segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Paris- segundo dia

  O segundo dia em Paris amanheceu nublado e frio, e isso é uma coisa bem importante para quem viaja para lá em setembro, e espera o clima similar a março no Brasil, desculpe te desiludir, mas é bem mais frio e instável o clima. O fim do verão lá é mais parecido com o clima de final de inverno no Brasil, alguns dias de sol, chuvinhas, frio suportável (tipo de 12 a 15ºC). Mas eu já tinha conferido a previsão do tempo e levado uns casaquinhos (com essa tecnologia de previsão do tempo pela internet só passa trabalho quem quer). O plano do dia era longo e começava pela nossa querida torre Eiffel, agora durante o dia.

  Pegamos o trem até a estação mais próxima da torre, que fica uns 300 metros distante, no caminho até a torre alguns camelôs te abordam oferecendo miniaturas e chaveiros, porém o governo francês vem fazendo uma forte campanha para que as pessoas não comprem produtos ilegais, e caso você for pego comprando pagará uma multa (em euros). De maneira que eu acho que não vale nem um pouco a pena. 

  Chegando na torre Eiffel constatei que a fila para o elevador deve começar na madrugada, pois eram 9h e ela já era gigante. Caminhamos pelos Campos de Marte, uma espécie de jardim em frente a  torre Efifel, um ótimo lugar para se tirar as clássicas fotos em frente a torre. Atravessando a rua para o lado da torre que é oposto aos Campos de Marte, há uma escadaria e um mirante, de lá as fotos ficam ainda melhores, sem falar na deslumbrante vista frontal da Torre Eiffel.




   De lá fomos caminhando até o arco do triunfo, que parece bem pertinho no mapa, mas está a algumas quadras de distância, no entanto esse caminho é percorrido por ruas arborizadas e repletas de prédios muito iguais, com sacadinhas e floreiras, um cenário bastante bonito. O arco do triunfo é maior do que eu esperava, e é bem enfeitado. Ele fica em uma "rótula" , no encontro de várias ruas, entre elas a famosa Champs-Èlysées. Para acessar o arco, não se arrisque a atravessar a rua no meio daquele trânsito frenético, existe uma passagem subterrânea, similar a uma estação de metrô, que desemboca lá no centro do arco. Existe a opção de subir (inclusive existe um elevador para quem não pode ir de escada) até o topo do arco do triunfo, o que eu não fiz e não me arrependo. A vista deve ser bonita, mas nada que se compare a vista da torre Eiffel, ou da Basílica de Sacré Coeur, de maneira que foi m dinheiro bem economizado.



  Segui para a Champs-Èlyséees com a expectativa lá no alto, essa é uma das ruas mais chiques do mundo. No entanto, me decepcionei um pouco, lojas como H&M e a presença de McDonalds tiram totalmente o glamour da rua. Além disso eu esperava mais, chafariz na calçada, beleza, luzes, grande lojas. Mas a vida real é uma rua arborizada, com várias lojas caras e o arco do triunfo ao fundo( o que já é uma grande coisa).



  Chegando ao Grand e Petit Palais a beleza das construções é daquelas coisas que você fica com aquela expressão "óhhhhh" no rosto. Não entrei nem no Grand Palais e nem no Petit, por questão de tempo mesmo, já tinha um cronograma apertado que só deu para tirar fotos em frente. A ponte Alexander III fica ali, logo ao lado, e é super enfeitada com lustres e esculturas, sem falar que de lá você enxerga o arco do triunfo, a Place de la Concorde, Jardins das Tulheira e o Louvre, além de toda a beleza de Paris e o rio Sena. É outro momento para suspirar: "sim, Paris é mesmo linda".



  Chegando a Concorde tirei várias fotos em seus lindos chafariz, e de lá mais vistas periféricas espetaculares, vi a igreja de la Madeleine, toda em estilo romano e não resisti. A igreja por dentro não é tão linda como por fora, mas ainda assim vale a visita, que é gratuita. Almocei nas proximidades da Igreja Madeleine (restaurante Les Trois Quartiers), o que me custou bem caro, o restaurante cobrava 9 euros o refrigerante!!!!! Fique atento! Mesmo comendo o menu turístico de 16 euros,  a bebida deixou tudo mais caro, ainda bebendo vinho e a água servida em jarra, que vários restaurantes oferecem de graça. Nesse dia eu não sabia, mas aviso você leitor, próximo a Igreja Madeleine, Louvre e Concorde está a Galeria Lafayette, que é uma espécie de centro comercial gigante só com lojas de grife. Andares e mais andares de roupas, brinquedo, mercado e papelaria, tudo com preços um tanto salgados. O último andar é um terraço com uma linda vista de Paris e de graça. Eu visitei a Galeria em um outro dia, mas estou deixando a dica do que tem por perto.  Em frente a Galeria Lafayette também está a Ópera e a Galeria Printemps (bastante similar a Lafayette).


 *Obs: essas conchinhas são os mexilhões do menu turístico.


  Saindo da igreja de la Madeleine o que eu fiz foi visitar a Place Vendôme, que tem uma coluna de bronze decorada com  cenas de guerra, essa coluna comemora a batalha de Austerlitz. A praça é rodeada por prédios antigos onde situam-se joalherias. De tantas coisas espetaculares de Paris essa foi a que eu achei um pouco menos impressionante.


  Caminhei para o Jardins das Tulheiras que é mais um lugar magnifico de Paris. As arvores, o chafariz, a vista dos prédios ao redor, o Louvre, a Concorde,as flores, etc etc etc, tudo é MARAVILHOSO! Esse é outro lugar que conta com cadeiras para que você possa sentar e se deslumbrar com Paris. A impressão é que a cidade foi pensada para a realeza, pois ela é toda linda, limpa, caprichada. Dá vontade de tirar fotos de cada vista, de cada ângulo impressionante.  Se eu pudesse desejar uma coisa excelente para você, desejaria que uma vez na sua vida você possa conhecer Paris.







  No extremo oposto ao da praça da Concorde está o Arco do Triunfo Carrossel e o Louvre, mesmo estando agendada para ir no Louvre em outro dia, não resisti e fui olhar de perto aqueles imensos prédios ( o Louvre é horizontal e não vertical, é um prédio de poucos andares imensos). Em frente ao Louvre tem um lindo jardim e mais próximo a famigerada pirâmide, onde tudo mundo tira fotos. O próprio prédio do Louvre é lindo, com muitas esculturas, uma obra de arte.

  Acabei esse passeio exausta de tanta caminhada, mas optei por ir a pé até o meu hotel, só para poder respirar, ver e ouvir Paris mais um pouco, vi a Catedral de Notre Dame neste caminho e mais um monte de coisas lindas. Minha indicação para você, não caminhe tanto, alugue uma bicicleta e vá fazendo tudo isso que falei andando de bike e parando nos locais bonitos, seus pés irão agradecer. Não me arrependo das caminhadas, mas tenho noção que é um esforço grande e não poderia indicar aqui no blog, com exceção de você ser uma pessoa acostumado a esportes e caminhadas.



  Próximo post: ida a Versalhes! Mais um programa inacreditável em Paris.

Beijos

Gastos do dia (euros):

Almoço (menu turístico para duas pessoas e vinho)- 46,00
Compras (presentes)- 25,00
Jantar para duas pessoas comprado no supermercado (baguete, queijos e vinho)- 15,60

Total- 86,60  euros


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: