sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Paris- primeiro dia

  Relatar o que fiz durante a viagem é a parte que acho mais produtiva do blog, pois é aonde o leitor tem uma noção mais pessoal sobre o roteiro, os passeios e pode se planejar melhor. É nesse ponto que o blog se diferencia de um guia de viagem com dicas genéricas. Começarei, então, adiantando que comprei a passagem para Paris conhecendo apenas os pontos turísticos óbvios: Louvre, Torre Eiffel, arco do triunfo, etc. Reservei 7 dias na cidade seguindo a dica do livro Viaje na viagem do Ricardo Freire, que alertava que para Londres e Paris esse tempo era o mínimo. Agora, eu poderia afirmar isso em letras maiúsculas, vai para Paris? Reserve 10 dias, ou mais, mas não menos que 7 dias. 
  
  Fui descobrindo Paris lendo todos aqueles guias de viagem que postei aqui e fazendo as resenhas sobre os passeios que compartilhei nesse blog. Mas nada me preparou para a beleza da cidade. Eu fiquei hospedada no 13º arrondissements, a poucos metros do quinto, o que é uma localização  legal (excelente seria me hospedar na ilha de St. Louis). Quando desci do metrô já me deparei com a Place D´Italie com seus canteiros repletos de flores e com as limpas e organizadas ruas de Paris. O hotel Kyriad, era bem localizado, o quarto bem pequeno, mas limpo e com banheiro ok e tinha uma sacadinha com flores, bem parisiense. 



  No primeiro dia cheguei já a tarde e, sempre dedico meu primeiro dia de viagem em uma cidade para andar sem compromissos. Porém, dessa vez tinha agendado para noite o jantar na torre Eiffel (conto tudo nesse post), então não poderia voar muito as tranças para longe do hotel. Comecei caminhando livremente e me deparei com aquelas pequenas coisas que só desfruta quem viaja com tempo e liberdade, achei uma igreja medieval, um chafariz bonito, uma ruela com uma feira ao ar livre, e o  Panteão! Ele ficava bem próximo ao hotel e foi um impacto chegar logo de cara aquela construção monstro. Não entrei no Panteão neste dia, pois já havia planejado fazer isso em outro momento, com mais tempo.





  Segui caminhando e dei de cara com o FABULOSO Jardim de Luxemburgo! Gente, nem em sonho eu imaginaria um lugar tão lindo! Chegando lá eu esqueci quanto paguei pela passagem, eu esqueci a noite mal dormida no avião. Além de ter uma área verde imensa, os jardins possuem muitas, mas muitas, flores lindas coloridas, várias esculturas maravilhosas, fontes e um chafariz espetacular e um palácio, bem ao centro. No local tem várias cadeirinhas para você sentar, e umas até semi-deitadas, para perder o folego olhando a beleza de tudo aquilo. Dos jardins, já é possível enxergar partes da torre Eiffel, o  que dá aquela sensação: " eu estou em Paris, mesmo!"


















Voltei para o hotel para me arrumar para o jantar na torre Eiffel, nos dados da reserva estava escrito que o traje era social, ou seja, tinha que ir arrumadinha. Conversei com o recepcionista do hotel sobre a possibilidade de ir de taxi, fiquei pensando que era mico pegar metrô de salto e maquiagem, mas o rapaz me assegurou que o metrô era rápido e barato, a melhor maneira. No fim segui esse conselho, e saí toda chique de trem, e sabe de uma coisa: ninguém fez a menor cara de surpresa ou espanto! Todo mundo em Paris deve estar acostumado a ver de tudo, ou simplesmente, prefere cuidar da sua própria vida. De maneira que chocar em Paris é um tanto difícil, pelo menos no quesito modelito. 




  A torre Eiffel a noite é uma atração a parte, a iluminação é muito linda e de hora em hora piscam mais luzes, durante 10 minutos. Já a subida na torre eu achei que não compensa as horas de fila que as pessoas que não tem jantar reservado ou ingresso antecipado enfrentam. Usei elevador e escada e achei a vista linda, mas nem tanto como a vista que se tem da rua, olhando para torre. De qualquer maneira, é um passeio maravilhoso, poder olhar a  cidade luz brilhando a noite.

Beijocas, em breve posto muito mais dessa apaixonante cidade.

Gastos do dia (euros):

Paris Museum Pass (ticket para 4 dias)- 54,00 por pessoa
Ticket metrô RER- 9,50 por pessoa
Supermercado (água e lanches)- 4,40
Pacote de 10 ticket de metrô- 13,50
Taxi da torre Eiffel para o hotel (acababos o  jantar a meia noite) -13,00

Total- 94,40 euros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: