sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Paris-quarto dia-Museu do Louvre

   Eu queria chamar esse post de " A taste of Louvre" por que essa seria a descrição mais honesta do que eu irei escrever. Todo mundo me disse que o Louvre era enorme, mas esqueça, ele é muito maior do que você está imaginando. O museu está dividido em três galerias: Denon, Sully e Richelieu. E é como se fossem 3 museus dentro de um, pois as galerias tem características, a Sully é de antiguidade, a Denon mais medieval e  a Richelieu tem artistas estrangeiros e mais modernos. Vem comigo, e tenha um gostinho de como é esse museu incrível.
  
  Cheguei no Louvre cedo, na hora em que foi aberto, entrei, por um acesso lateral, o que me poupou de filas. Entrei e fui ver a Gioconda, pois já vi fotos em que a pessoa não se aproximou do quadro devido a barreira intransponível de orientais em frente ao quadro. Por sorte, entrei pela galeria Denon e haviam vários cartazes apontando para localização da Mona Lisa. A sala não estava vazia, mas estava longe de estar cheia, pude me aproximar do quadro até o cordão de isolamento e tirar fotos tranquilamente, sem falar em poder parar e olhar o quadro, que deve ser o mais famoso do mundo. Segui olhando as muitas salas em volta, e tive uma idéia burra, ir percorrendo o Louvre por andar! NÃO FAÇA ISSO!!! O Louvre é pensando para que você visite uma galeria de cada vez, passe pelos 3 andares e mais o sub-solo de cada uma. Mas eu resolvi que queria passar em todo primeiro andar, todo segundo andar,etc. O problema é que nem sempre você tem acesso do segundo piso da Sully para a Richelieu, por exemplo. Então, mesmo com o mapa foi bem complicado os acessos, aliás essa é uma dica de ouro PEGUE O MAPA  na entrada do museu, sem ele sua vida será bem complexa (tem mapa em português e é grátis).


  O que falar sobre as obras do Louvre? Toda a beleza e arte produzida pela raça humana está exposta ali. As salas são lindas, o museu por si próprio já seria uma obra de arte. Acho que ma dica que vale a pena é o tempo no museu, as pessoas que me deram dicas antes da viagem variavam de opinião desde 3 horas até 2 dias. Eu percorri todas as salas, para isso fui marcando de caneta os locais por onde passava no mapa, mas isso demorou 10 horas aproximadamente, sendo bem rápida nas passadas. Se você é um grande amante de arte considere dividir a visita em 2 dias. Eu fui na sexta que é um dos dias em que o museu fecha às 21:45h, na quarta ele também tem esse horário, nos outros dias é até às 18:30h (e não abri na terça).

  Daí você ouve as pessoas reclamando que a Mona Lisa é pequena, que a Vênus de Milo não tem braços, e mais um monte de bobagens, gente o museu é maravilhoso, é possivelmente a maior reunião de coisas lindas que você verá na sua vida. Enjoy, deixe esse mau humor em casa e aproveite para procurar o que a Gioconda tem que fascina o mundo, tire fotos do que achar lindo, independente de saber se é famoso, eu fiz assim e ouvi um monte de gente dizer: "que lindo esse quadro nunca tinha visto."
  Aí estão minhas fotos, e quando as vejo eu me sinto um nada perto da genialidade desses grandes artistas e mestres. 

  
  
  




















  Pontos que eu super indico: Não deixe de visitar a arte da mesopotâmia e Irã, toda a parte de antiguidades da galeria Sully, o apartamento do Napoleão III na Richelieu é muito legal, e a galeria de pintores italianos na Denon, assim como os túmulos medievais.

  Dicas:
-Usei o Museum Pass novamente (comprei para 4 dias) e evita filas.
 -Levar um lanche na mochila e água pode ser uma boa idéia, chegar a um dos restaurantes é bem complicado devido ao tamanho gigante do museu.
  -Chegue cedo  e leve bateria extra para máquina fotográfica.
 -Aproveite e olhe as obras, as pessoas hoje querem tirar tantas fotografias que deixam de vivenciar o momento, se dê ao luxo de parar e olhar uma obra.

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: