terça-feira, 22 de outubro de 2013

Amsterdam-primeiro dia.

  Deixar uma cidade bem convencional como Paris e chegar numa cidade muito maluca como Amsterdam foi um choque. Minha primeira observação que foi do aeroporto me deu uma ótima sensação, o aeroporto é muito lindo e organizado, mas logo para pegar o trem em direção ao hotel já recebemos informação errada e aí comecei a cair na real, Amsterdam iria ser bem diferente. A boa notícia é que todo mundo fala inglês, o que é uma grande coisa já que o holandês é um horror. A parte ruim é que a cidade não é tão organizada como o aeroporto.

*Olha que fácil o nome da nossa rua em Amsterdam.

  Chegamos no hotel depois de ter voado de Paris para Amsterdam, pegado um trem na direção errada, mas que acabou também servindo para chegar no hotel pegando um ônibus. Mas no balcão do hotel foi que a coisa complicou, nossa reserva no  Westcord Art Hotel havia sido cancelada devido a um problema com o cartão (possivelmente não estava habilitado para uso no exterior na data em que reservei) e nem o hotel, nem o site booking.com me avisaram. Muito antes pelo contrário, o booking.com me enviou um e-mail onde dizia tudo sobre minha reserva e efetuava a confirmação. Complicado isso, não? Depois de discutir com a gerente, consegui um quarto por um valor acima do reservado, mas eu já estava lá, cheia de malas e querendo um quarto já! Sobre o  site booking, eu entrei em contato e eles só alegaram que o e-mail de cancelamento foi enviado e deve ter ido para caixa de spam, o que é uma desculpa das mais esfarrapadas já que recebi a confirmação da reserva e também as propagandas que o site manda toda semana. Mas o fato é que nessas horas ninguém se responsabiliza, esse é o preço que se paga por utilizar essas ferramentas da internet, minha dica é se for usar site confirme  1000 vezes que está tudo certo e não confie nos e-mails deles, faça login no site.










* O mais legal é poder ver essas diferenças, como o carro elétrico e uma sinaleira para ciclistas.


  Resolvido o problema com hotel fomos andar pela cidade, nosso hotel ficava a 3 km do centro, havia um ônibus bem na porta que fazia esse trajeto, mas como a pé passávamos por um belo parque com coelhos selvagens, optamos pela caminhada e foi bem mais legal. O centro de Amsterdam é bem cheio de tudo: pessoas, bicicletas, bondes, carros, sinaleiras, sexshop, prostitutas, cofeeshops etc. Foi um choque sair das lindas ruas de Paris para aquela mistura maluca que é Amsterdam, confesso que minha primeira reação foi querer pegar a mala e voltar para Paris. Por que? Eu explico: por mais mente aberta que você seja, ver gente fumando maconha a cada esquina, lojas vendendo cogumelos alucinógenos, mulher de calcinha numa vitrine ás 16h é meio chocante.



  Mas não rique Amsterdam do seu roteiro, a cidade tem muita coisa legal, a arquitetura é super bonita, ainda que os prédios estejam todos um tanto tortos, a maior parte das construções no centro deve datar dos séculos XVI a XVIII. Em comparação com Paris, Amsterdam era uma cidade mais barata, principalmente no quesito comida. Outra coisa interessante é a cultura das pessoas, todos foram muito educados e dispostos a ajudar. No fim, com o passar dos dias tínhamos visto um monte de coisas legais e feito ótimos passeios.



   No primeiro dia nos passamos pelo Westerpark, pelo bairro Jordan que era ao lado do nosso hotel e é bem mais novo, estação central de Amsterdam que é linda, red district de dia, praça do Dam e mais uma caminhada pelas ruelas do centro. O ponto alto foi comprar um saco de toblerone gigante por 1,86 euros!!!! 




















  O clima em Amsterdam é friozinho mesmo no verão, estava 12ºC na maioria dos dias, outra coisa é a instabilidade, todos os dias tem momentos de chuva fraca e momentos de sol.  Eu indicaria a cidade para gurizada mochileira que está indo viajar pelas festas, ou para pessoas que querem ver uma cidade singular.

Gasto do dia (euros):

Metrô RER Paris até o CDG-9,00 por pessoa
Trem em Amsterdam-3,90 por pessoa
Ônibus-2,70 por pessoa
Guarda-chuva-5,00
Supermercado- 7,00
Jantar para duas pessoas-22,50

Total- 50, 10 euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: