quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Paris- sexto dia

  Quando eu elaborei o cronograma deixei o sexto dia um pouco livre, com várias opções para que escolhêssemos estando em Paris, e já tendo noção do que estávamos cansados, o que era perto, o que queríamos ver mais. Essa dica eu recomendo, deixe um dia de sua viagem com opções montadas mas que podem ser escolhidas na hora, ou acrescentar outras, um dia mais livre. E para  ajudar fez um sol maravilhoso nesse dia, Paris com sol é mais linda,ainda mais com as flores do verão. Decidimos ir a alguns museus, entre eles o Rodin que nem estava no planejamento original e eu nao me arrependo nem um pouquinho de ter ido. Já ter entrado no Pantheon de Paris eu não curti, mas vou contar tudinho agora.

   Iniciamos o dia indo de metro ao jardim das tulheiras e lá no museu l´Orangerie, que fica  no próprio jardim. Esse museu é pequeno e vale muito a pena. Lá estão as ninféias de Monet, uma obra belíssima. Também estão no museu uma vasta coleção de artistas impressionistas, eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii. A visita leva umas 2 horas, você não fica cansado de ver arte, tem muitos quadros lindos e famosos e a iluminação do museu é muito bonita.






 Saindo do l´Orangerie, andamos até o museu Rodin, que é relativamente próximo, e esse museu você deve  INCLUIR NO SEU ROTEIRO. Além de ter a chance de ver a escultura "O pensador" cara  a cara, o museu expõe as esculturas num jardim lindo, cheio de flores, e o passeio se torna muito agradável. No museu Rodin também há algumas poucas obras dos amigos dele, entre elas Monet e Van Gogh. O passeio demora umas 2 horas que passam rápido e de maneira muito feliz.







    Almoçamos em outro daqueles típicos cafés parisienses numa esquina. E sabe de uma coisa, foi muito boa essa experiência de comer olhando a vida passar, imaginei que morava em Paris, e só por eu ter acreditado nesse sonhos em algumas frações de segundo já valeu a pena. Depois disso, voltamos ao museu das armas que era ao lado do Rodin e nos tínhamos adorado, mas já escrevi tudo no post anterior. Saindo do museu das Armas fomos ao Museu d´Orsay, e já adianto, ele é grande. O Orsay é um museu bem moderno e tem um acervo muito legal, eu gostei. Lá está o auto-retrato mais famoso de Van Gogh e só isso já valeria minha visita, mas tem muitas obras lindas além dessa. É fundamental pegar o mapa do museu na recepção, facilita sua vida. Uma coisa bem diferente é que o museu tinha também móveis e peças decorativas, até um móvel feito por Gaudí, eu reconheci na hora, já que Gaudí é inconfundível. O passeio no museu leva de 3 a 4 horas, se você gostar de arte mas não for um grande entendedor.




  Na saída pegamos um táxi para chegar a tempo ao Pantheon de Paris, já que o dia estava bom e queríamos aproveitar todo tempo disponível. Confesso que minha expectativa era alta com o local, já que a arquitetura exterior é linda e lá estão enterrados vários dos maiores franceses de todos os tempos. Eu tinha em mente a igreja de Florença onde está Galileu, Dante e Michelangelo com seu lindos túmulos. Já o Pantheon é tudo mais humilde, tem muita gente importante enterrado lá, mas quase todos de maneira simples. O casal Curie, hiper famosos no mundo da química estavam lá com inscrições gravadas no granito e nem sequer uma placa, ou fotos, homenagens, nada. Fiquei bem decepcionada, acho que eles mereciam mais, especialmente  grandes gênios como Alexandre Dumas e Victor Hugo. Acho que esse passeio você pode cortar da sua lista, se tiver pouco tempo.






  No verão anoitece pelas 20:30h então os dias são longos, aproveitamos e fomos aos Jardins de Luxemburgo, bem em frente ao Pantheon, curtir um fim de tarde bem legal olhando as crianças que alugavam barcos de madeira para colocar no chafariz. Já disse que eu amei Paris?


* Em todos estes museus usamos nosso Paris Museum Pass, compramos para 4 dias, e valeu muito a pena, este foi nosso último dia de uso.

  Gastos do dia (euros):

Almoço para 2 pessoas-32,30
Táxi-8,50
Supermercado-7,00

Total-47,80 euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: