quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Quanto custa uma viagem para Europa?

  Quem está planejando uma viagem tem como principal dúvida saber o quanto irá gastar na sua trip, por isso eu já escrevi sobre valores aqui e sobre controle de gastos aqui. Bem, não fiquei satisfeita, queria um comparativo sobre a viagem para Paris e Amsterdam em relação a viagem da Itália. Queria também saber em que se gasta mais na viagem: hotel, passagem, compras? Conhecendo essas estatísticas poderia traçar metas de achar  uma passagem mais barata, ficar em hostel, procurar restaurantes mais simples, etc.

  Como eu contei no post do panejamento e controle de gastos, eu anotei tudo numa cadernetinha, o que tornou bem fácil fazer as tabelas para comparar os gastos. Lá fui eu para o excel colocar tudo em planilhas. A primeira coisa foi dividir os custos em itens: alimentação, passagem aérea, seguro de viagem, transporte, compras, passeios, taxas de turismo e hotéis. Depois calculei o custo total de cada item e o custo médio diário. Como trabalhei com valores em reais, levei em consideração a taxa de câmbio da data da viagem (uma viagem com 1 euro custando 2,67 reais, como a que eu fiz para Itália acaba saindo mais em conta). 

Antes de apresentar a estatística, vou contar o custo total de cada viagem para um casal:

16 dias na Itália (ficando hospedados em Positano, Roma, Florença e Veneza): 14137,00 reais 

7 dia em Paris e 4 em Amsterdam- 14440,00 reais 

Para uma só pessoa, acredito que esse custo reduziria em 35%, já que o hotel por exemplo, não diminui tanto o valor de um quarto single em relação ao duble.

 Agora, apresento o gráfico com os percentuais de gasto em cada item na viagem de 16 dias para Itália:

  Observe que o maior gasto é com a passagem aérea, mesmo tendo conseguido o valor de 2300 reais já com as taxas. Outra consideração são os 7% gastos com transporte, que se devem aos trens para ir de uma cidade a outra, como percorri a Itália do sul ao norte, acabei gastando em transporte quase o que gastei em compras. Se você quer economizar, sugiro ficar em uma só cidade, ou duas no máximo e andar bastante a pé. Veja também que hospedagem é um custo elevado, a opção para economizar poderia ser ficar em hostel ou alugar um apartamento se for ficar uma grande temporada.

  Gráfico com percentuais de gasto para 7 dias entre em Paris e  4 dias em Amsterdam:



  Em Paris e Amsterdam ganhei grátis o seguro de viagem,  e as cidades não combravam taxa turística. Ainda assim, os gastos com alimentação aumentaram muito, elevando o custo da viagem. Veja que o custo de passeios e compras tiveram pouca variação e que o custo do transporte foi reduzido significativamente ficando em apenas 2 cidades.

  Para ficar ainda mais clara a comparação entre as viagens, fiz este gráfico com o custo diário em reais de cada item:


   Então querido leitor, ao contrário do que podíamos pensar, passear na Europa nem saí tão caro assim (lembrando que a blogueira é adepta dos museum pass). Já comer e se hospedar em alguns destinos podem sair uma grande despesa.

  As dicas de hoje são: 
-Antes de comprar a passagem pesquise também o valor da hospedagem, na cidade de interesse, e veja se vale a pena.

-O avião entre cidades pode custar menos que o trem, mas escolha 2 ou 3 cidades para conhecer em cada viagem.

-Quanto mais tempo você ficar mais vai compensar o valor da passagem aérea, mas lembre-se das suas limitações físicas, acredito que de 10 a 20 dias seja o ideal.

-Câmbio parece que serão só alguns centavos, mas que farão diferença na hora de passar dias gastando em euros.

-Se for ficar na casa de algum parente ou em algum lugar com cozinha você poderá ter uma grande economia em gastos elevados como alimentação e hospedagem.

  Espero ter ajudado.

Concordou? Discordou? Odeia matemática? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: