quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Viajando de carro

  Dirigir na europa pode sim ser uma ótima idéia! Apesar de todos os países contarem com ótimas opções de transporte público (principalmente trens), se você vai viajar com 4 pessoas o carro pode ser uma opção econômica e também evita que você fique carregando a mala e fazendo baldiações. Em  alguns países é realmente muito barato alugar um carro (Itália e Espanha).




  Para não se perder eu indico usar o GPS no celular, existem aplicativos gratuitos onde você baixa os mapas do país para onde vai (faça isso antes da viagem, pleae) e usa o gps sem precisar de sinal de internet. Eu usei o aplicativo "My earth pro" (disponível na Google Store para androide) e foi excelente, muito fácil de usar. Atenção nas configurações do GPS, você pode marcar o caminho mais curto ou o mais rápido ( indico o mais rápido, priorizando autoestradas) e também indico desmarcar a opção balsa, para evitar que ele faça uso de trem rebocador ou ferry no seu percurso,
  Quando alugar o carro é importante ver as regras da locadora, algumas não permitem que você saia do país com o carro. Defina bem o percurso que pretende fazer e veja se está de acordo com as regras da locadora. Leia também sobre as regras de trânsito e pedágios. Na suíça era necessário comprar um adesivo para colar no carro, que equivalia ao pedágio, sem o adesivo a muta era bem alta.
  Estacionamentos são uma questão fundamental para quem vai alugar carro, pense em reservar hotéis com estacionamento incluso no valor da diária. Nas cidades da Europa estacionamento é muito caro, todas as ruas costumam ter parquímetros, e os estacionamentos subterrâneos são ótimos, porém igualmente caros. Atenção também nas cidades históricas que tem ruas muito estreitas e com restrição de acesso, pode ser uma boa optar por um veículo mini.
  Na hora de pensar em locar um carro bote no papel o custo de combustível (em média 1,55 euros o litro da gasolina), custo da locação, gasto com pedágios, custo de estacionamento e só então veja se vale a pena. Entregue o carro com o tanque cheio, caso contrário uma multa cara será cobrada, Em alguns países os postos de gasolina não tem frentistas e você mesmo abastece seu carro, leia atentamente as instruções nas máquinas, é mais fácil que parece.



  No meu caso eu queria ir de Milão para várias cidades na Suíça. Nesse caso, o aluguel de carro na Itália é bem barato e os trens na Suíça são muito caros (mesmo com o swisspass, que é caro também). A distância a ser percorrida era pouca, pois a Suíça é um país muito pequeno (andei 800km ao todo). A paisagem da estrada do meu roteiro era os Alpes suíços, então, a própria viagem de carro já era um passeio. Colocando na ponta do lápis, economizei cerca de 600 reais alugando o carro. O custo final do aluguel do carro por cinco dias(228 reais total), com gasolina(1 tanque, pois o carro era um fiat 500, muito econômico), estacionamentos(27 euros por dia, em média), e pedágio(na suíça custou 40 euros o adesivo, na itália varia)  foi de 1200 reais.





  Para os aventureiros que decidirem viajar de carro, vou dar a dica desse site aqui: http://www.viamichelin.com .  O site permite que você insira a cidade onde está e para onde quer ir e estima a melhor rota (baseado em rotas pavimentadas) e o custo do combustível, além do tempo de viagem.

  De qualquer maneira, se você se resolver por dirigir, lembre que para alugar o carro é preciso ter limíte disponível no cartão de crédito(geralmente o seguro do carro exige uma garantia de 1600 euros no cartão)  e também alguns países exigem permissão internacional para dirigir (PID- pesquise no DETRAN do seu estado)


  Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: