sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Segurança na Europa

  Escrevo esse post já que essa é uma pauta recorrente de quem quer viajar: afinal, a Europa é mesmo segura? Lendo os blogs antes de ir para Itália falava-se tanto em batedores de carteira, ladrões, camelôs e outros golpistas que eu estava quase com medo. Tinha na minha mente os padrões de ambiente perigosos daqui do Brasil. Moro em Porto Alegre e já viajei para São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Florianópolis  e algumas outras cidades, e qualquer uma delas é consideravelmente mais perigosa do que as cidades que conheci na Itália. Mas acredito que o problema mora aí, na sensação de estar em um lugar bem mais seguro, com raros mendigos e cheio de turistas. As pessoas acabam perdendo completamente a atenção e tornam-se alvo fácil de variados golpes. Vamos falar sobre isso?


   Pessoal, não sejamos ingênuos, malandros e aproveitadores existem em todo lugar desse mundão, ouvi um caso de amigos que esqueceram seu notebook num local turístico na Alemanha e conseguiram retormá-lo são e salvo, mas esse não é o padrão. Pense em você, se você achasse um notebook, ou um celular dando sopa, o que faria? Por isso, não deixei suas coisas atiradas em cima de mesas de restaurantes, em lojas, ou em locais turísticos. Leve consigo o necessário, deixe seu notebook no hotel, cadeado dentro da mala, avalie quanto a andar com celular. Leve sua máquina fotográfica no bolso do casaco ou da camiseta, mas sempre bem a mão para tirar fotos e indisponível para ser retirada sem você tomar conhecimento. Seus documentos e cartões podem ser carregados numa doleira (pochete bem pequena) por baixo da roupa.

  Li muito sobre os golpes que as pessoas sofreram e vou comentar alguns que eu mesma notei.

1-Ninguém dá nada de graça: Sabe quando você está naquele lugar lindo, com seu namorado, romantismo total, daí chega um estranho e te dá uma rosa vermelha? NÃO SE ENGANE, não aceite. Por mais que o rapaz diga que é "a gift", logo em seguida ele irá cobrar.  Li sobre golpes em que a pessoa dá a você uma sacola com jaquetas de couro que ela "achou" e depois cobra. Ou sobre Africanos que amarram pulseirinhas no seu braço, cantando e dançando e depois cobram. Também li sobre o golpe em que a pessoa te dá um anel que "achou no chão" e depois te pede dinheiro. Em todos os casos a regra é: não aceite presentes de quem não conhece.

2-Proteja seus dados: Presenciei em Roma algumas mulheres que ficavam, insistentemente, solicitando que você respondesse a um questionário. Respondi só um "no, tanks", várias vezes e segui andando. Lendo sobre golpes na França vi que as tais moças dos questionários também atacam e, algumas vezes, os turistas são roubados enquanto estão respondendo as questões. Então a dica é, controle a simpatia, ninguém precisa saber da sua vida.

3-Fotografias: Vi na Fontana Di Trevi um rapaz que insistia para tirar a foto para você, onde ia um casal lá estava ele, com uma máquina pendurada no pescoço e se oferecendo para bater fotos.Voltei a Fontana em um outro dia e lá estava o mesmo rapaz. Eu neguei todas as ofertas dele e pedi para  outras pessoas que estavam posando para fotos que batessem a foto para mim. Vi que um casal aceitou que o rapaz solicito batesse a foto e não aconteceu nenhum furto, nem ele cobrou nada, mas aquilo tinha algo de estranho. Ninguém passa os dias com uma câmera no pescoço, tirando foto para os outros de graça. Outro "golpe" são os homens fantasiados de gladiadores ou centuriões, você pode tirar foto com eles, mas depois terá que pagar.

4-Proteja suas coisas: Aquela discreta mala preta, igual a outras mil no aeroporto e sem cadeado é um alvo fácil para qualquer malandro. Quando se trata de bagagem o ideal é o máximo do personalizado, uma mala bem chamativa não é boa para ser roubada, não dá para andar com ela sem chamar atenção. Um cadeado é básico e vai te proteger até mesmo de alguns aeroportos que podem abrir sua bagagem caso suspeitem de alguma coisa. Em Veneza presenciei a total falta de atenção de um casal que, ocupados em comprar o bilhete do trem, deixaram as malas abandonadas no saguão da estação. Não foram roubados, a estação estava bem vazia, mas para acontecer um roubo basta uma oportunidade. Não precisa ficar com medo ou paranóico, mas não dê sorte ao azar, carregue suas malas sempre com você.




  Como você pode ver os golpes não são violentos e nem frequentes, são bastante raros, e visam turistas mais distraídos mesmo. Fique tranquilo, mas como dizem os escoteiros: sempre alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: