sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Cronograma e ingressos de Paris

  Já ouvi teorias que o mais legal da viagem é não planejar e deixar a vida levar, estar livre para conhecer e curtir o que aparecer. Eu discordo, acho que planejamento é muito bom para aproveitar o tempo e economizar dinheiro. O problema é o extremo, não vamos botar uma mochila nas costas e sair sem rumo e também não vamos fazer um planejamento que estipule 15 minutos para banheiro, 10 de caminhada, 5 para olhar uma vitrine, não somos robôs. Na Itália eu planejei muito os primeiros dias e deixei o final da viagem mais livre, moral da história, conheci muito mais coisa onde planejei melhor. Sem falar em já ter dado uma pesquisadinha no passeio, sonhado, aprendido, etc.

  Então eu, com muita dificuldade depois de pesquisar todas aquelas opções de passeios em Paris que coloquei aqui no blog, decidi por um cronograma com as atrações e os dias da semana que vou fazer. O que é importante levar em consideração na hora de elaborar um cronograma? Os dias em que os museus fecham, em alguns lugares é segunda ou terça (Versalhes segunda, Louvre terça), evitar deixar atrações que já são lotadas pro final de semana, onde o movimento cresce ainda mais e, se for usar um cartão de passe, combinar os dias de uso com as atrações que ele dá direito.

  Vou compartilhar meu cronograma:

10/09/2013 11/09/2013 12/09/2013
Terça Quarta Quinta
Chegada em Paris as 15h. Torre Eiffel-champs de mars- manhã versalhes
chegada ao hotel 16h almoço-torre eiffel?
Caminhada livre pela cidade arco do triunfo

champs elysees

pont alexander III

petit palais, grand palais

cruzeiro no sena(fim de tarde)


13/09/2013 14/09/2013 15/09/2013
Sexta Sábado Domingo
louvre notre dame free day:
place de la concorde pont neuf musee national du moyen age

pantheon jardin das tulheiras

sorborne jardim luxemburgo

almoço parc de la villete

invalides fachada centro george pompidou

igreja st-chapelle? musee d´orangierie


concierge

16/09/2013 17/09/2013
Segunda Terça
sarce coeur 9:35 voo para amsterdã chega 11h
show de cabaré
bastilha
opera garnier









  Definidos as atrações que não ficaram de fora da viagem comecei a avaliar as opções de cartão passe em Paris. Basicamente são 3 cartões: Paris Pass, Paris Museum Pass  e Paris Visite (tem também o Navigo, mas que é complicado de fazer). 
  Além disso o metrô tem opção de comprar o carnet 10 voyages, que são 10 tickets comprados de uma única vez por um preço de 13,30 euros (o que é mais barato do que comprar os tickets avulsos). O problema é que não serve para os aeroportos e nem para a Disney e Versalhes. Aparentemente a melhor solução para quem vai passar um dia na Disney ou em Versalhes é o Mobilis um ticket com validade de um dia, ele tem preço específico para cada zona (disney é zona 5, versalhes zona 4), mas pode ser bem mais barato do que comprar o ingresso de ida e volta em separado.

Agora vou explicar um pouco sobre cada um dos cartões passes:

Paris Pass: Esse cartão combina transporte free, ingressos pros museus e ainda alguns outros passeios, como o bateaux mouche e os ônibus de turismo. A vantagem é que não se pega fila, a desvantagem é o preço. O cartão não vale a pena para poucos dias já que não será possível usufruir de todas as atrações que ele oferece e para muitos dias ele é bem caro. Ao mesmo tempo é uma mão na roda estar com os ingressos todos compilados em um único cartão. Confira: paris pass

Paris Museum Pass: Só dá direito a ingresso em museus, mas como abrange uma quantidade enorme de museus, acaba por valer a pena. Tem opção entre 2, 4 e 6 dias e o preço é bem justo, considerando que você evita as longas filas. Confira:http:paris museus pass


Paris Visite: Cartão para usar transporte livremente por até 5 dias consecutivos. O ,que inclui as 5 zonas, de 1 dia só custa 22 euros e o de 5 dias 57 euros, o que significa que para valer a pena você precisa andar muito de metrô. Olha aí: http://www.ratp.fr/fr/ratp/c_22599/paris-visite/

A escolha do passe dependerá muito do seu cronograma: quantos dias vai ficar, que passeios quer fazer. Para meu cronograma eu acredito que o que vale a pena é o Paris Museum Pass, o combo de 10 tickets e 1 mobilis. Irei comprá-los no próprio aeroporto em Paris, na zona de informações turísticas. E com isso ficam pendentes apenas o ingresso para show de cabaré e para Torre Eiffel, mas isso é um assunto para outro post.

Beijos
 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gaby, tu conseguiu fazer tudo o que estava nesse roteiro?
    Acho que seria legal um post sobre como foi "na prática" esse planejamento.
    Beijo

    ResponderExcluir

Artigos Relacionados: