sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Cultura Francesa

  Já que falamos tanto em Paris e nos seus passeios e história, resolvi compartilhar com vocês uma pesquisa sobre a cultura francesa. O motivo é conhecer um pouco mais desse país e entender melhor da onde surge seus personagens , tradições e estilo.

  Feche os olhos, pense na França, o que você vê???

Champagne: Na verdade a champagne é um VINHO branco espumante, originária da região de Champagne, na França. Sua descoberta é atribuída ao monge Don Pérignon que, atualmente, é um nome de uma famosa marca. O monge percebeu que algumas garrafas que já haviam sido fermentadas e engarrafadas por vezes sofriam um segundo processo de fermentação que arrancava suas rolhas. O problema é que essa segunda fermentação formava um resíduo que devia ser eliminado. Isso foi feito através de um processo de remuage (girrar a garrafa) e dégorgement (degolar). Assim a champagne se popularizou na França, com exceção ao período da revolução francesa, onde passou a ser vista como símbolo da nobreza, por tanto, odiada.



 Queijo (fromage):"A França é um dos maiores produtores mundiais de queijo e neste país confeccionam-se alguns dos mais conhecidos do planeta, como é o caso do Camembert, do Roquefort, do Brie, do Caprice des Dieux e do Raclette, entre outros. No total, são produzidas mais de 400 variedades de queijo em França.
É praticamente impossível datar o início da produção deste derivado do leite em França, mas já no ano 60 o historiador romano Plínio, O Velho se referia aos queijos de Arvernes e Gévaudan, territórios gauleses." (colei do site:queijos franceses)

Perfumes: A história do perfume é quase tão antiga quanto a do homem, mas na França as primeiras escolas e visando a formação de profissionais tiveram seu início no século XIII, mas ganharam força mesmo após a Revolução Francesa. Surgiram fragrâncias novas como couro, almíscar e musgo e o perfume começou a ser associado à sedução.



Alta costura (haute couture):  O termo surgiu para designar o trabalho do inglês Charles Frederik Worth, em 1858, que realizou o primeiro desfile de moda conhecido. Na França moderna esse termo goza de proteção jurídica e  só pode ser usado por empresas que atendam determinados padrões de qualidade. Para ter seu nome entre os estilistas de Alta Costura somente sendo convidado a participar da lista registrada de profissionais da Alta Costura, que é controlada e regida desde então. Entre as marcas francesas estão: Givechy, Chanel, Dior, Jean-Paul Gaultier.


Cabaret: "Cabaré é o nome dado às salas de espetáculos, com origem no século XVIII, que incluíam música, dança, apresentações humorísticas, ilusionismo e outras artes. O primeiro cabaré famoso surgiu em um bairro boêmio de Paris no ano de 1881. Logo a definição do nome “Cabaret” é de origem francesa, sendo “taverna” o significado original da palavra.
Antes do surgimento do cabaré a França tinha seus cafés, entre eles o mais famoso nascido com a Revolução Francesa, chamado café-concert. Eram nesses ambientes que as pessoas cultivavam o lazer.
Os criadores dos cabarés queriam algo mais intelectual e inconformista, onde o can can fosse aceito sem causar escândalo, por exemplo. Além dessa ideologia ainda existiam outras distinções com lugares que também exibiam espetáculos. Por exemplo, o fato de que os espaços contavam com bares e restaurantes. Assim, um dos motivos de sucesso se dava pelo diferencial de que os espectadores podiam beber e comer enquanto apreciavam as atrações. O Moulin Rouge é digno falarmos com mais detalhes do cabaré abrigado no bairro vermelho, no ano de 1889, em Paris. As apresentações características do espaço eram as protagonizadas pelas dançarinas de can can, que costumavam ter nomes artísticos extravagantes, por exemplo, “A Goulue”. O Moulin Rouge também causou muitos escândalos, considerados pela sociedade da época. O primeiro notável aconteceu em 1893 em um desfile de carnaval organizado por estudantes de Belas Artes. O motivo do escândalo se deu pelo fato dos artistas estarem desnudos, sendo condenados a uma multa se o fato viesse a ocorrer novamente." (fonte: Cabaret)



 Napoleão Bonaparte: Como já vimos aqui (http://tchaubrasil.blogspot.com.br/2013/06/era-uma-vez-na-franca.html) Napoleão foi uma figura muito importante na história mundial, uma vez que invadiu com sucesso boa parte da Europa. Ainda hoje o general e imperador francês é uam referência em estratégia militar.

Allan Kardec: Matemático francês dedicou-se a observar os fenômenos de mediunidade que estavam ocorrendo na França no século XIX e escreveu livros que são a base da doutrina espírita.



Victor Hugo: Escritor autor dos clássicos Os miseráveis (Les misérables) e O corcunda de Notre Dame (Notre Dame de Paris) .



Joana D´arc: Também já falamos dela no post sobre história da França, Joana era uma camponesa que liderou um exército na Guerra dos Cem anos, acabou sendo queimada viva e, posteriormente, foi canonizada..

Édith Piaf: Uma das mais famosas cantoras francesas. Interprete dos clássicos "La vie en rose" e "Non, je ne regrette de rien". O filme Piaf-um hino ao amor conta a história de sua vida.



Brigitte Bardot: Atriz e símbolo sexual da década de 50 e 60, a linda brigitte bardot é um ícone de moda e beleza. Tornou-se uma defensora dos direitos dos animais após encerrar sua carreira.



Jean Paul Sartre: Escritor, filósofo e crítico, representante do existencialismo. Segundo Sartre o homem, e só ele, tem a existência precedendo a essência.



Voltaire: Escritor e filósofo iluminista, defensor das liberdades civis, inclusive religiosas e livre comércio. Suas ideias influenciaram os pensadores da Revolução Francesa e da Americana.



Monet: Pintor francês de destaque, um de seus primeiros quadros dava "impressão de uma nascer do sol", originando o estilo impressionista.



Fontes:
-http://www.areliquia.com.br/artigos%20anteriores/43champag.htm

-http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Interessante/content/A-historia-do-Perfume?bl=1&viewall=true

-http://armarinhosweb.com.br/blog/corte-de-ouro/

-http://oguiadeparis.blogspot.com.br/2011/02/os10-franceses-mais-influentes-no-mundo.html

-http://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire

-http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Paul_Sartre

-http://pt.wikipedia.org/wiki/Brigitte_Bardot

-http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89dith_Piaf

-http://pt.wikipedia.org/wiki/Claude_Monet

Um comentário:

  1. O que eu vejo quando fecho os olhos e penso na França?
    Eu penso num povo que teve a bunda chutada alguma vezes pelos alemães... hahahaha

    ResponderExcluir

Artigos Relacionados: