sexta-feira, 5 de julho de 2013

Passeios em Paris-I


  Para começar a falar dos passeios em Paris, resolvi colocar um mapa onde dá para visualizar a divisão da cidade em  distritos, chamados de arrondissements (observe os números no mapa).

.
     Dessa forma o ideal é não ficar nos distritos muito afastados e longe de estações de trem, e planejar os passeios por região. Vou começar hoje a falar do rio Sena: ilhas e os passeios interessantes a serem feitos.

Cruzeiro no Sena:
  Esse é um dos passeios dos sonhos de quem está debutando em Paris, apreciar a linda arquitetura da cidade navegando no Sena. Mas primeiro vamos ver as opções de barcos disponíveis: 

-Bâteaux Mouches: Grandes barcos com paredes envidraçadas com capacidade de 600 a 1400 passageiros. Realizam passeios diurnos e noturnos e podem contar também com a opção de almoço ou jantar. Partidas: de abril a setembro das 10h às 23h ( a cada 30 minutos) na Pont de l´Alma. A duração do passeio é de 1h e 15minutos e o custo é de 12 euros para adulto no passeio simples. Site oficial: http://www.bateaux-mouches.fr/pt.

-Bateaux Parisiens: Essa empresa possui barcos para até 1255 passageiros e comentários em 13 idiomas. Embarque na Pont de la Bourdonnais  das 10h às 23h ( a cada 30  minutos). Também disponibiliza de outra opção saindo da Quai de Montebello. A duração do passeio é de 1h e o custo varia de 13 a 14 euros o passeio simples (as opções com almoço e jantar já são bem mais caras). Site oficial: http://www.bateauxparisiens.com/cruzeiros-passeios-paris.html

-Vedettes du Pont Neuf: Barcos para 80 passageiros, possuem passeio diferenciado e lanche a bordo. A duração do passeio é de 1 horas e custam 13 euros o passeio simples. Embarque em Square du Vert-Galant das 10h às 22:30h ( de novembro a fevereiro os horários sofrem pequenas alterações). Site oficial: http://www.vedettesdupontneuf.com/home/

-Vedettes de Paris:  Barcos menores e confortáveis. Passeio dura 1hora e o custo é de 25 euros. Embarque Port du Sufren das 10h às 22h. Site oficial:http://www.vedettesdeparis.com

- Batobus: ônibus de transporte, pode-se descer em qualquer ponto do percurso. Dispões de passes para um ou dois dias ou por temporada. O passe de 1 dia custa 15 euros. Site oficial: www.batobus.com



Ile de la Cité e Ile St-Louis-:

  É aqui que está outro sonho do turista parisiense, a igreja de Notre Dame. Como já contei no post  sobre história da França, na antiguidade o país era habitado por tribos celtas,  e a origem de Paris está justamente em aldeias situadas nessa ilha. O nome da cidade também remonta desses primórdios da história francesa, vem da tribo celta dos parisii.
  O que ver:

 -Igreja Saint Chapelle: Construída em 1248, possui arquitetura gótica e lindos vitrais.

-

-Palais de Justice: Este local é ocupado desde a época da invasão romana. Representa o maior legado de Napoleão: o sistema judiciário francês. Atualmente é um complexo de tribunais.

-Conciergerie:  Do século X ao XIV este local fazia parte da sede do poder real chamado de Palácio da cidade. Foi convertido em prisão em 1392 após o abandono do palácio por Carlos V. A prisão abrigou prisioneiros ilustres como a rainha Maria Antonieta.





-Cripta Arqueológica: Situada na praça principal em frente a Notre Dame e estende-se  por 120 metros no subterrâneo, exibe os alicerces e paredes centenas de anos mais antigos que a catedral de Notre Dame, bem como ruínas das residências dos antigos habitantes celtas, datadas de mais de 2000 anos.

-Catedral de Notre Dame: A pedra inicial para a construção dessa linda catedral foi colocada em 1163 pelo papa Alexandre III, ficou pronta em 1330 e representa uma das maiores obras de arquitetura do mundo.  A igreja é mundialmente conhecida pela obra de Victor Hugo, no livro O Corcunda de Notre Dame.



- E mais: Caso você disponha de mais tempo em Paris você também pode visitar: A estátua de Carlos Magno, o Hôtel Dieu, o mercado de flores March aux Fleurs et Olseaux, o Museu de Notre Dame. o ponto zero, a Pont Neuf (ponte mais velha de Pari),Place Dauphine,Hôtel Lauzun, e a praça The Square Jean XXIII.

*Fontes: Guia de Paris da Publifolha e Wikipedia.



   



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: