segunda-feira, 15 de julho de 2013

Passeios em Paris-IV

Seguindo o baile, ou melhor, o roteiro vasto de opções de passeio em Paris. Vamos a mais alguns distritos e suas atrações.

St-German-des-Prés

Musée d´Orsay: Esse prédio era uma antiga estação de trem, construída no século 19, e que quase foi demolida em 1970. Mas essa história tem final feliz, por que a construção escapou da destruição e foi reformada, se tornando um museu que abriga obras de arte do período de 1848 a 1914.



E mais: Escultura de Picasso "homenagem a Apollinaire", Musée Delacroix, Palais Abbatial, Marché St´Germain, Igreja St-Germains-des-Prés e Musée Nationale de  la Légion d´Honneur.

Quartier Latin

Musée National du Moyen Age: Conhecido como Musée de Cluny, constitui-se de ruínas Galo-Romanas  datadas de 100 a.C. e uma mansão medieval, seu acervo possui uma bela coleção de artigos medievais.



Panthéon: Foi criado como uma igreja para celebrar a recuperação do rei Luís CV de uma grave doença. A igreja foi inaugurada em 1790 e com a revolução passou a ser um panteão, abrigar túmulos das maiores personalidades da França. O prédio ainda foi tomado e devolvido por religiosos algumas vezes, até ser público como é hoje. Neste prédio estão enterrados: Voltaire, Marie e Piere Curie, Rousseau, Victor Hugo, e muitos outros.



E mais: Boulevard St-Michel, St-Séverin, Place Maubert, Musée de la Préfecture de Police, La Sorbonne, Collége de France e St- Etiene-du-Mont.

Jardin des Plantes

Institut du Monde Arabe: Esse museu fundado em 1980 abriga uma coleção de peças de arte islâmica, tapetes, vidro, cerâmica, astrolábios e muito mais.



E mais: Arènes de Lutèce, zoológico Ménagerie, Museu de Arte Natural,  Place de la Contrescarpe, Mousquée de PAris, Jardin des Palntes.

Louxembourg

Palais du Luxembourg: Foi construído como uma réplica do Palácio Pitti, de Florença, para Maria de Médicis lembrar sua cidade natal. Porém quando sua construção foi concluída Maria já havia sido banida da França e o prédio teve vários usos, desde palácio real, como também prisão e até quartel general da Luftwalle, durante a segunda guerra mundial. Hoje é a sede do senado e abriga exposições de arte.



Jardin du Luxembourg: Um imenso terreno de 25 hectares com jardins e esculturas de rainhas da França.

E mais: Place St-Sulpice, St-Sulpice, Fontaine de Médicis, Institut Catholique de Paris, Fontaiine de l´Observatorie, Val-de-Grâce.

Montparnasse

Cemitérie du Montparnasse:  Pode parecer estranho visitar um cemitério, mas esse foi fundado por Napoleão Bonaparte, e foi colocado fora das muralhas da cidade para substituir os congestionados cemitérios já existentes. Entre os famosos enterrados aqui estão: Simone de Beauvoir, Jean-Paul Sartre, Serge Gainsbourg.




E mais: Obseervatorie de Paris, Catacombes. Musée du Montparnasse, La Coupole.

*Fonte: Guia de viagem Paris da editora Publifolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: