quarta-feira, 8 de julho de 2015

Hotéis: onde ficar? O que considerar?

  A internet, essa ferramenta maravilhosa, tornou super fácil viajar! Você compra a passagem podendo comparar preços, buscar promoções. Mas, e os hotéis? Usando sites específicos para hotéis, como o tripadvisor, você pode ver avaliações de outros hóspedes, comparar preços, reservar quartos, solicitar desejos especiais (um kit romântico para lua de mel, por exemplo). A única coisa que, na minha opinião, ainda gera uma insegurança é a localização. Nas avaliações nem sempre fica claro o melhor lugar para se hospedar. Então, vou tentar dar umas dicas para reservar bons hotéis e classificar a zona ideal em algumas cidades.



  Para reservar um bom hotel, você pode escolher o caminho mais tranquilo, e caro, que são as grandes redes. Hilton, Ibis, Holiday Inn, Best Western, Accor, etc. Já me hospedei na rede Best Western (em Positano) e foi o melhor hotel que já fiquei. Essas grandes redes são mega famosas e dificilmente você vai ter problemas, contam com todas comodidades. Mas observe que podem estar afastados do centro ou ter taxas separadas para café da manhã.


  Uma outra linha a se seguir é escolher um hotel de uma rede barata ou que não pertence a um grupo de hotéis. Nesse caso, você irá se arriscar bem mais. Hotéis pertencentes a redes de baixo custo, como Formule one, Travelodge, ou EasyHotel, são redes bem baratos e oferecem o básico: um quarto bem pequeno. Ou seja, podem não incluir café, banheiro privado, chuveiro. Já o hotel não pertencente a uma rede, é um kinder ovo com surpresa, pode ser surpresa boa ou ruim. Esse é meu tipo de hotel favorito, você pode prestar bastante atenção nos comentários nos sites de avaliações (como tripadvisor) e ter uma ótima surpresa com um hotel bem menos padronizado e com um preço muito legal.

  Eu acho bem importante ter banheiro no quarto, especialmente com banheira (é bom relaxar nas férias e é bem comum na europa os hotéis terem banheira), gosto de ter o café incluso (mas em algumas cidades isso custa tão caro que não vale a pena), acho importante ter frigobar (porque compro bebida no supermercado e janto no quarto mesmo) e valorizo muito os comentários sobre limpeza e comodidade. Tem que ser fácil se deslocar, escolha um lugar com facilidade de  transporte. Um hotel com supermercado e restaurantes próximos facilitam muito a vida! Higiene, é o segundo ponto, tem muita gente chata com limpeza, mas faça uma méda entre os comentários e evite os que relatam ratazanas ou coisas extremas assim.


  Agora, zonas legais pra se hospedar em algumas cidades da Europa:

  Londres- Fiquei em um hotel próximo à estação Victória e indico muito! Tem restaurantes ,mercadinhos e o principal: METRÔ! Da estação Victoria você tem acesso aos ônibus, trens e linhas de metrô principais de Londres. Londres é uma cidade grandona e tem atrações bem espalhadas, então é bom ficar perto de uma estação. Se for uma das principais( Victória, Euston, Welligton), ótimo. O preço da hospedagem em Londres é caríssima, por volta de 100 libras a diária, próximo à Estação Victória foi onde achei os melhores preços.

  Paris- Minha dica é Quartier Latin, você estará numa zona legal, e não tao cara. Se o orçamento é mais apertadinho minha dica é ficar perto da praça Italie-gobelins, onde tem metrô e muitos hotéis, restaurantes, supermercado, tudo com um preço bem legal. Não se afaste muito dos principais arrondissements, a hospedagem é cara mas tem toda magia de Paris. Se o orçamento não for problema eu procuraria hotel próximo a place de la Concorde.

  Barcelona- Eu indico ficar próximo a praça Catalunha, super central. A Grand via de les corts catalanas é uma ótima opção, com muito comércio, restaurantes, mercados.

  Lisboa- Para uma localização bem central, escolha a Avenida Liberdade, próximo à estação do Róssio. É bem próximo para pegar trem, metrô, onibus e os elétricos. Fica no centro antigo de Lisboa sem ser um lugar feio, ou velho. Se quiser uma localização mais moderna, opte pela próximidade do shopping Vasco da Gama, mas estará mais distante das atrações principais.

  Roma-Eu escolheria algo próximo da Via del Corso, para ficar bem central. Porém, quando estive em Roma me hospedei na Via dei Gracchi, próximo ao Vaticano, que é do outro lado do Tibre, mas também próximo dos principais pontos turísticos. a maior parte dos hotéis se localiza perto da estação Termini, mas não é exatamente a zona mais bonita de Roma embora a estação dê uma praticidade de locomoção.

  Amsterdam- A cidade é bem pequena, quase não tem erro quanto a localização, mas escolha bem o hotel quanto a higiene, tem opções a baixo custo bem nojentas. Eu me hospedaria próxima a Museum Plein para ficar bem localizada e num lugar bonito.

  Sintra,Firenze, Positano,Veneza- são cidades muito pequenas então não tem como ficar muito mal localizado, observe mais a conservação do hotel, cidades antigas tem opções um pouco precárias algumas vezes.

  Liverpool- Minha dica é fica próximo às docas(Albert Docks), bem central, e você não vai gastar nada com transporte, exceto para comprar o beatles tour.

  Edimburgo- Eu sei que é bem difícil, mas se puder, fique perto da Royal Mille. Assim você poderá fazer tudo caminhando, e estará próximo de comércio, supermercado, restaurante, tudo.

 Madri- Eu fiquei bem no centro, próximo a estação Puerta del Sol, nessa localização você terá tudo próximo: metrô, trem, supermercado, milhares de restaurantes e lojas. Outra localização bacana é próximo ao museu do Prado e a estação de Atocha, de onde saem trens para tudo que é canto. Se você se organizar bem poderá fazer todos os passeios em Madri a pé, pois é tudo bem perto da região central. Madri tem uma vasta gama de hostals  (hospedagens bem simplórias, no estilo pensão) e que raramente oferece café da manhã. Pode ser uma boa alugar um apartamento por temporada.

Boa viagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: