sexta-feira, 10 de julho de 2015

Barcelona

  Está pensando em ir pra Barcelona? Faça suas malas e não pense mais um segundo, vai ser ma escolha muito boa! Você é solteiro? Você tem filhos? Você tem um bebê pequeno? Você é idoso? Vai pra Barcelona! Sim, é incrível Barcelona combina uma variedade de belezas e opções capazes de agradar, quase, todo mundo (se você é um chato de galochas, fique em casa, faça esse favor para o mundo). Falando bem sério, passei minhas últimas férias no mês de Junho em Barcelona, levei meu marido e meu filho de 5 meses, e foi espetacular! Tem museu, tem praia, tem zoô, tem arte, tem futebol, comida boa, comunicação facil, cidade linda! Vou comentar sobre alguns passeios que fizemos só para você ter uma idéia de opções do que fazer, tempo a ser gasto, o que não compensa, etc.

  Barcelona, é chamada, localmente, de Barna e é a principal cidade da região da Catalunha que fica no nordeste espanhol. A Catalunha está tentando ser independente, é a região mais rica da Espanha,o que torna tudo mais tenso. Em Barcelona eles falam o idioma catalão, que é uma mistura de espanhol e francês, mas também falam o espanhol normal, não se preocupe. A cidade tem várias praias banhadas pelo mar Mediterrâneo, e são lindas e frias, sendo a mais famosa a Barceloneta. Barcelona é rica culturalmente graças às obras do arquiteto artista Gaudí, entre elas a mais famosa e linda é a igreja da Sagrada Família. Por causa das praias eu recomendo que você vá no clima mais quente, um bom período poderia ser metade de maio até setembro. A comida típica é bem rica em frutos do mar, paella, tapas, montaditos, etc. O preço da passagem é bem bom, fácil de encontrar promoções, a hospedagem tem preço médio (em torno de 100 euros) , a comida é bem barata ( menos de 10 euros) e as atrações tem um preço caro, na maioria, mas que se revela adequado (por volta de 20 euros). Eu fiquei 10 dias em Barcelona, e achei bem apropriado pra quem quer aproveitar, curtir uma praia, fazer as coisas com calma. Mas fique, no MÌNIMO, uns 5 dias.

  Principais passeios:

-Parque de la ciutadella- Esse parque é muito bonito, bem em frente dele está o arco do triunfo (versão local) e fica bem perto do centro gótico, do oceanário e coladinho com o Zoológico. Então ele pode entrar no seu roteiro junto com várias outras coisas. O parque em sí tem uma fonte LINDA, linda mesmo! E tem umas pracinhas bem legais pra criança. Particularmente, recomendo que você vá ao Arco do triunfo, depois parque, depois Zoô. Acaba sendo bem cansativo, porque parque e zoológico significam caminhadas, mas é bem divertido. E o parque é gratuito.






-Zoológico- Pode parecer estranho viajar pra Europa e ir num zoológico, mas esse é bem legal! Tem um chita, tartarugas de Galápagos, golfinhos (que fazem um show maravilhoso que já está incluso no preço do ingresso), leão marinho, dragã de komodo, além de todos os animais de costume: macacos, girafas,elefantes, rinocerontes, etc. Custa cerca de 20 euros (pegue panfletos no hotel que dão desconto) e é um passeio para umas 5 horas.











-Arco do Triunfo- Eu não estava nada motivada com esse arco antes da viagem, mas a verdade é que ele é bem bonito. O entorno ao arco é cheio de árvores, bancos, bem legal mesmo. Mas é só para olhar, chegar perto, tirar fotos, não demora.



-Bairro Gótico- Essa é uma coisa que eu amei em Barcelona, ela tem avenidas largas e modernas, mas tem um centro antigo com ruelas apertadas e um ar muito boêmio. Eu amei o centro gótico! Ele não é luxo e glamour, é antigo e parece que a qualquer momento vão roubar seus órgãos em algum dos becos e vielas, mas é só uma impressão, o centro é lotado de lojinhas e turistas frenéticos. Se localizar é bem difícil, os mapas não trazem desenhados todos os cantinhos do centro, mas perder-se pode ser uma grande diversão, achamos um monte de lojinhas, placas, fontes e recantos, justamente nos permitindo não seguir o mapa. Ese é um baita passeio para um dia todinho, se você puder. No centro estão várias igrejas, prédios lindos (Palau de la musica catalana é bem lindo), museus (museu Picasso) e a catedral de Barcelona.










-Catedral de Barcelona- Essa igreja é muito lindinha, por fora é gótica e impressionante, e por dentro tem tanto altares laterais dourados e lindos e um claustro gótico maravilhoso. A entrada é gratuita e encanta até os que não são fãs de igrejas, como eu. O passeio dura 1h, mais ou menos, se olhar tudo com calma.





-Igreja de Santa Maria Novella- Também no bairro gótico, bem menor que a catedral, mas se você tem tempo, é uma igreja bonita.





-Museu Picasso- Você queria ver Guernica? Está em Madri, no museu Reina Sofía, pois é, life is not fair. Mas o museu Picasso tem seus atrativos, tem a fase azul e a fase rosa, e também tem a série As meninas, que é bem marcante. Eu, particularmente, achei que vi quadros de Picasso mais bonitos na Tate Modern Gallery de Londres, e indico esse museu só para quem gosta de arte. O tempo gasto nesse museu é uma 2 horas e ele fica bem no bairro gótico, um pouco difícil de achar.




- Rambla- Essa é a rua mais famosa, cheia de comércio e, principalmente, de gente. A Rambla é uma rua que vai da Praça Catalunha até o monumento de Cristovão Colombo, que é na beira mar, Não achei nada incrível, é só uma rua cheia, mas seguindo a Rambla você vai passar pelo mercado de La Boqueria, que é um mercado público bem bonito. Próximo a Rambla, numa ruazinha paralela, está o Palau Guell, feito por Gaudí. E mais um monte de prédios e lojas. O meu destaque é o restaurante El Bosque de les fades, que é MARAVILHOSO! Um lugar lindo, mágico, perfeito em cada detalhe, você vai se sentir num bosque de fadas, realmente. Esse restaurante fica numa ruela junto ao museu de cera (vá como se fosse entrar no museu de cera e está na sua direita), já na parte da Rambla que está quase na praia.








-Monumento de Cristovão Colombo- Fica bem no fim da Rambla em frente ao mar, é uma escultura enorme e bonita, você pode pagar e subir no monumento, mas eu não  fiz e não me arrependo, porque Barcelona tem outros mirantes ótimos gratuitos (montjuic e parque guell). Bem em frente ao monumento está o shopping Maré Magnum, o Aquarium e um lugar de onde saem barcos que fazem passeios pelo porto e pelas praias. Eu fiz o passeio pelo porto, mas não achei uau, faça se tiver tempo e vontade.





-Aquarium- Esse passeio é ÓTIMO!!! O oceanário de Barcelona é lindo, tem um túnel de água, os tubarões passam nadando em cima da sua cabeça! A variedade de peixes é enorme e é tudo lindo e maravilhoso! Meu filho é um bebê e visitou o aquarium com 5 meses e já ficou encantado com os peixes, se tiver filhos se tornará mais espetacular ainda! Esse passeio dura umas 3 horas.










-Praça Catalunha- A praça é bem bonita, tem fontes, esculturas, mas o melhor é o comércio a sua volta. El corté ingles, Zara, Fnac, Applestore, e mais um monte de lojas. Recomendo que você compre itens turísticos tipo chaveiro, camiseta, etc na El corte inglés, pois estava mais barato qua nas lojas de rua e tinha mais opções. Aliás, El corte inglés é o lugar ideal para comprar presentinhos pra família! E vasculhe bem as ofertas, tem alguns itens em promoção que estão por menos da metade do preço, procure as placas vermelhas que indicam promoções. A loja tem tax free, então você pode comprar e pedir o reembolso, eles darão uma cartinha que você troca por dinheiro do imposto no aeroporto.




-Parque Guell- Ele fica um pouco afastado das demais atrações e é um morro, prepare-se para caminhar. O parque iria ser um condomínio projetado por Gaudí, mas o projeto empacou e a prefeitura comprou e transformou num parque. Parte do parque é gratuita, e é legal se você estiver com a grana curta, e tem uma bela vista de Barcelona. E tem também uma parte paga, onde estão a maioria das coisas legais, como o dragão símbolo da cidade (mais parece um lagarto). Eu gostei bastante desse passeio, mas se você tiver pouco tempo opte por visitar Montjuic e descarte esse. Os ingressos pro parque guell tem hora marcada, e você pode baixar o aplicativo no celular que funciona como audioguia.









-Casa Milá e Cas Bastló- Essas casas são lindas, mostram a genialidade de Gaudi, como estava com um bebê e não sou tão fã de arquitetura eu me contentei em apenas passar na frente, olhar, tirar fotos, mas não entrei. Custa cerca de 20 euros cada ingresso.





-Igreja da Sagrada Família- Esse foi meu passeio favorito! A igreja é linda, muito mais que linda! Eu, como já disse, não amo igrejas, mas essa igreja é toda obra de arte! Por fora parece um castelo de areia, cheio de detalhes, um trabalhão! Por dentro, daí que conquistou meu coração, ela é enorme! Muito alta mesmo!!! E tem uns vitrais coloridos que deixam uma iluminação mágica, multicores, lindo! A igreja ainda está sendo construída, o que sá pra entender com tantos detalhes, mas tem o altar mais celestial, original, e maravilhoso que eu já vi. Lógico, ela é cheia de turistas, os ingressos tem hora marcada, mas vale esperar, compensa tudo! Reserve umas 3 horas para visitar fachada e interior. Dica: almoce no Lactuca buffet, na carrer Provença, bem ao lado da Sagrada Família, é raro achar buffet livre na Europa, não tem carne de gado, mas compensa pela variedade, com sobremesa e café.













- Poble espanyol- Esse é um parque que recria um pouco da arquitetura de toda espanha, ele surgiu para a exposição universal e ficou, e conta com vários prédios que foram escolhidos como referência da arquitetura de cada região da espanha. Dentro do Poble espanyol, tem um museu de arte muito bom, com obras de pintores famosos, como Dali, Picasso, Miró, e outros, Nesses prédios que eu falei tem lojas, restaurantes, artesanato. E foi um passeio muito bom, apesar de eu não curtir muito recriações, mesmo assim achei que dá um panorama interessante da cultura espanhola e é divertido. O poble Espanyol fica na montanha de Montjuic no lado direito, pertinho da vila olímpica. Custa uns 14 euros e demora umas 3 horas.






-Fundação Joan Miró- Também fica no Montjuic, bem em frente ao funicular (que vem da praia de Barceloneta) e do teleférico. É um passeio para fãs de arte, quando eu estive lá havia a exposição prophecia, feita por vários artistas, e as obras de Miró. Eu não sou uma grande fã de Miró, mas gostei do museu, especialmente por essa exposição temporária. O tempo que levei na visitação é cerca de 1 hora e 30 minutos






-Castelo de Montjuic- Minha dica é, vá de teleférico! Eu subi a pé com um carrinho de bebê e foi um sufoco! Se você não é um atleta, vá de teleférico (ouvi dizer que o  que sai da praia é o mais bonito, mas também tem um que saí do próprio monte) e desça caminhando, daí você pode parar e observar os mirantes, jardins e tudo mais. O castelo é uma fortaleza, então não tem quartos e móveis, são só canhões e  uma estrutura antiga. Não acho imperdível, especialmente se você já conhece outros castelos desse tipo.






-Museu de Arte da Catalunha (MNAC)- Ótimo museu! Nem esperava que fosse tão legal, é um museu com muita coisa de idade média, obras lindas! A estrutura do museu, o prédio em sí, é belissímo, e tem obras modernas muito legais, como cartazes do "Chat noir" e de burlesco. Você vai precisar de umas 3 horas para ver tudo.


















-Montjuic- O Montjuic é o monte onde estão o MNAC, a vila olímpica, o castelo, a fundação Joan Miró, o poble espanyol e também o jardim botânico. Ou seja, visite em uns 2 dias para dar conta de tudo. No montjuic está a fonte mágica, onde em alguns dias à noite rola um show de água dançantes. Para subir até o Mnac tem escada rolante, depois é na pernada mesmo! O conjunto formado pela Praça de Espanha que fica em frente, as torres e o monte é lindo! Não deixe de visitar! Se quiser subir ao monte sem muito esforço, você pode optar por um funicular e um teleférico (só fique atento que ele saí da praia).












-Arenas de touro- As touradas foram proibidas, mas você pode ver como elas tinham espectadores através das arenas que ficaram, o shopping Arenas bem em frente ao Montjuic, na praça de Espanha é uma antiga arena de touros. Na  Grand via del Cortes catalanas também há uma arena enorme desativada, bem bonita, elas são mais para registro fotográfico e curiosidade do que qualquer coisa.




-Praias- Fui na praia da Barceloneta, que é bem famosa e lotada, mas optei por passar o dia na praia de Nova Icária, que é ao lado, e alugava cadeira e guarda-sol. Cada cadeira custa 8 euros, tempo livre, e vale  mesmo para guarda-sol, A agua é bem gelada, a praia é cheia de mulheres de topless, o mar é lindo! Adorei poder ter um dia de praia e descanso, sem as caminhadas e correrias costumeiras das viagens na Europa. Tem restaurante na beira da praia (meio caros) e acessibilidade para cadeirantes na areia, uma rampa levava até o mar, achei muito legal! Fiz um tour de ônibus por todas as praias, mas achei Nova Icária uma ótima opção.






-CampNou,-estádio do Barcelona- Esse foi o passeio que eu menos gostei, custa caros 23 euros, e é igual ao passeio em qualquer outro estádio (já foi no do maracanã? É igual). Claro, os maridos, fãs de futebol, vão querer ir, mas não digam que não avisei. As camisas e coisinhas do Barcelona custam caro, e as fotos tiradas pelos profissionais lá dentro, custam 20 euros!! Achei um assalto!






-Tour de ônibus Sightseeing- Custa, caros, 27 euros, mas é uma opção para quem tem pouco tempo, pois permite que você desembarque e embarque em vários pontos. As duas linhas que percorrem a cidade passam por todos os pontos principais. O problema é que só para percorrer o tour ouvindo as explicações leva 2 horas, e se você for descer e entrar num museu, ou num parque, irá levar algumas horas. Então num dia, você irá conseguir aproveitar, umas 4 atrações, no máximo. Mas, é interessante para dar uma visão geral sem se cansar muito.





  Andando por Barcelona você vai encontrar outras coisas lindas além das que eu citei, mas aí estão as coisas mais legais que eu fiz na cidade. Recomendo a ida ao Monsteiro de Montserrat, que fica próximo a Barcelona, como estava com um bebê e o mosteiro fica numa montanha, optei por não ir. Mas acho um passeio incrível.

  Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: