segunda-feira, 10 de junho de 2013

Voltando para Pasárgada

 Estava lendo o livro Viaje na viagem, do Ricado Freire, e cheguei a parte em que ele relata o fim, achei tão apropriado que vou transcrever um pedaço:

 " Fim de viagem é como fim de desfile de carnaval. Até cinco minutos atrás era Apoteose: agora é Dispersão. Você continua fantasiado-mas tem que voltar de trem para Nilópolis.... Na hora de voltar, até o melhor emprego do mundo fica com cara de Nilópolis. Uma casa no Pacaembu: Nilópolis. Um apartamento no Leblon-Nilópolis. Savassi? Corredor da Vitória? Moinhos de Vento? Nilópolis." 
(Viaje na Viagem, auto-ajuda para turistas, Ricardo Freire)

O sentimento de fim de viagem mistura a alegria de voltar para sua casa, o cansaço dos dias frenéticos da turista mochileiro e a vontade de ficar mais um tantinho. Só que para voltar você ainda vai passar pelo desagradável voo de volta, bem menos empolgante que o de ida. Se pegou um voo com escalas, esse sofrimento pode se prolongar por horas é horas, e várias filas de embarque. Meu conselho: se sua cidade tem vôo direto, pague um pouco mais e faça o menor número de escalas possível. Não parece, mas é bem irritante viajar 13h num avião apertado, lotado, onde dormir é quase impossível e depois ter que descer pegar bagagem, outro avião. Cansa! Ainda mais com a vontade de chegar logo em casa, tomar banho,  contar as novidades.

  Mas daí você volta pro trabalho, pro congestionamento, para as ruas inseguras de sua cidade e fica se lembrando: na Itália não era assim, não tinha tantos mendigos, o lixo era separado, o transporte funcionava, os carros paravam na faixa de segurança. É bem-vindo de volta a "Pasárgada", ou a Nilópolis, como disse Freire. Dá quase uma depressão, o café da manhã não vai estar pronto quando você acordar. E qual o remédio? Volte!

  Comece a pensar na próxima viagem! Sobrou dinheiro?  Na nossa viagem sobrou cerca de 800 euros!  E daí junta daqui, estica de lá, pesquisa passagem em promoção e vamos viajar novamente pro velho continente? 

Legal? Gostaram?


Abraços e até.

*Críticas, sugestões, dúvidas, por favor comente!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: