domingo, 26 de janeiro de 2014

O que fazer em Lisboa?

  Portugal tem uma forte ligação com o Brasil, nossas histórias estão entrelaçadas durante vários anos, temos um idioma em comum e compartilhamos um pouco de cultura. Em Lisboa podemos vivenciar um pouco disso indo ao monumento do descobrimento, visitando os túmulos de Camões e Fernando Pessoa. Provando a gastronomia, muito apreciada pelos brasileiros. Mas Lisboa é vizinha da charmosa Sintra com mais um monte de atrações históricas. Nesse post irei falar um pouco sobre os passeios que pretendo realizar na minha próxima viagem.



  Acredito que uma das imagens mais marcantes de Lisboa seja a Torre de Belém, um lindo cartão postal e marco histórico. A visitação na torre dá direito a subir as escadas e apreciar a vista. Próximo de lá também está outro local histórico imperdível, o Mosteiro dos Jerônimos, sua construção data do século XVI e foi encomendada pelo rei Dom Manuel I, é lá que estão enterrados o navegador Vasco da Gama, o escritor Luiz de Camões e também Fernando Pessoa.


  
  Falando de coisas lindas, Lisboa tem o fantástico Castelo de São Jorge, com uma espetacular vista da cidade, além de riquezas históricas. Das graças de estar na capital portuguesa está apreciar a comida, pratos com bacalhau, vinho, e os famosos pastéis de nata. Para sentir a cidade, a caminhada nos bairros baixo, alto e chiado servem para conhecer mais das ruas, cores e cheiros.




  Muito se fala no Museu Calouste Gulbenkian, uma coleção de mais de 6000 peças, incluindo arte do Egito, Mesopotâmia, Oriente-Islâmico e Extremo-Oriente. Outra atração famosa é o Oceanário, o maior da Europa, com tubarões, raias, quimeras,e outros animais marinhos.



  
  A ida a Sintra vale a pena pela beleza da cidade e seus palácios. É lá que estão o Paço Real, o Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros e o Palácio de Monserrate. E ainda destaco a Quinta da Regaleira, um lugar muito diferenciado, com arquitetura que faz referencia a maçonaria e a obra de Dante Alighieri.





  Entre as igrejas a mais famosa é a Sé Catedral, erguida em 1150 sobre uma mesquita, da época da dominação moura, a igreja abriga os restos mortais de São Vicente (para quem, como eu, estudou em colégio Vicentino, sabe que ele é "amigo dos pobres, amigo da gente, amigo de Deus").



  Nas atrações próximas a Lisboa, também estão as praias do Cascais e Estoril. Acessíveis de trem e a apenas 30 minutos de Lisboa, são uma boa para  curtir no verão ou apenas apreciar a paisagem.

  E esse é um esboço do roteiro que irei fazer na minha viagem para Lisboa. Tem sugestão? Comenta aí.  Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: